Topo

Companhia de trem dos EUA oferece viagem grátis para "inspirar" escritores

17.mar.2014 - Trem de passageiros da companhia Amtrak passa por paisagem costeira na Califórnia - Mike Blake/Reuters
17.mar.2014 - Trem de passageiros da companhia Amtrak passa por paisagem costeira na Califórnia Imagem: Mike Blake/Reuters

19/03/2014 11h25

A companhia ferroviária Amtrak propõe aos escritores, profissionais ou amadores, uma "residência" de dois a cinco dias em um vagão dormitório para que encontrem inspiração nas grandiosas paisagens dos Estados Unidos.

Os candidatos têm até 31 de março para apresentar a inscrição. Os selecionados farão uma viagem de ida e volta de "longa distância" em um vagão dormitório privado, equipado com um escritório, além de uma grande janela "para poder contemplar as paisagens americanas e ganhar inspiração", afirma o site da empresa.

Os únicos critérios de seleção são a "paixão por escrever e o desejo de viajar com a Amtrak para obter inspiração". Os candidatos devem explicar o motivo da viagem e como isto beneficiaria sua escrita.

A escritora Jessica Gross passou pela experiência no início do ano. Ela viajou entre as paisagens nevadas de Nova York e do meio-oeste norte-americano e disse que apreciou a combinação de "um prazo para escrever, um movimento calmo e a companhia de desconhecidos".

Com o apoio de fotografias, a Amtrak promete um "ambiente que será fonte de inspiração", como o da linha entre Los Angeles e Seattle (oeste), que passa por grandes desertos, ou a linha que vai de Chicago (norte) a San Francisco (oeste) passando por Nebraska, ou o trem que passa pelas praias do Pacífico.