Topo

Rússia bloqueia acesso a quatro sites críticos ao Kremlin

14/03/2014 12h48

MOSCOU, 14 Mar 2014 (AFP) - A autoridade russa de controle dos meios de comunicação bloqueou desde a noite de quinta-feira o acesso a três dos principais sites contrários ao Kremlin, assim como ao blog do opositor russo Alexei Navalni.

Alexei Navalni, em prisão domiciliar desde fevereiro, não tem direito a usar a internet, por isso seu blog pessoal foi bloqueado e colocado em uma lista negra, explicou o órgão regulador Roskomnadzor em um comunicado.

Apesar da proibição, os amigos de Navalni atualizam regularmente este popular blog. O Roskomnadzor considera o fato uma violação da decisão da justiça.

A página kasparov.ru, fundada pelo campeão de xadrez e opositor russo Garry Kasparov, também não pode ser acessada, e as autoridades a incluíram na lista por incitação a atividades ilegais.

Os internautas com um endereço IP russo também não podem acessar outros dois portais de informação críticos ao regime, o ej.ru e o grani.ru.

A comunicado informa, por outro lado, que a página da rádio Ekho Moskvi, bloqueada brevemente por hospedar o blog de Alexei Navalni, está novamente acessível.

am-all/edy/fw/tjc.