Topo

'E-mural' é lançado para celebrar primeiro aniversário de Francisco

05/03/2014 15h05

BUENOS AIRES, 05 Mar 2014 (AFP) - Internautas de todo o mundo poderão escrever em um mural "on-line" tributos ao papa Francisco por ocasião do primeiro aniversário de sua eleição, uma iniciativa lançada nesta quarta-feira em Buenos Aires pela entidade juvenil católica Lindo Lío.

O site GrazieFrancesco.com estará destinado a "qualquer pessoa que quiser publicar seu agradecimento para ser entregue a Francisco", declarou em um comunicado o grupo argentino, com o apoio da Jornada Mundial da Juventude.

O aniversário da designação do sacerdote argentino Jorge Bergoglio como Sumo Pontífice por parte do Colégio Cardinalício será celebrado no dia 13 de março.

O nome da entidade deriva da convocação feita pelo Sumo Pontífice para os jovens "se rebelarem" ("hacer lío", em espanhol), feita durante a última Jornada Mundial da Juventude, organizada pela Igreja Católica no Rio de Janeiro em julho de 2013.

"O objeto da campanha não é apenas homenagear o Papa com palavras, mas também com ações, convidando a um gesto concreto de serviço aos que menos têm", disseram os organizadores.

O grupo Lindo Lío declarou que tomar partido "encarna o carisma particular de Francisco, que demonstrou que prefere as ações às palavras, colocando o serviço acima da 'Globalização da Indiferença' que costuma denunciar".

A instituição juvenil indicou que a convocação não está dirigida apenas aos fiéis católicos, mas às pessoas de outros credos que "apreciem a liderança espiritual de Francisco, que despertou admiração por sua humildade e serviço".