Topo

A plataforma MtGox, em concordata, abre linha telefônica para credores

03/03/2014 02h11

TõQUIO, 03 Mar 2014 (AFP) - MtGox, a plataforma de intercâmbio da moeda virtual bitcoin, que se declarou em concordata na sexta-feira, abriu nesta segunda no Japão uma linha telefônica de assistência a seus credores, depois de perder milhares de bitcoins e outros fundos.

Os interessados podem contatar o centro de assistência MtGox através do telefone no Japão 81-3-4588-392 no horário comercial durante os dias úteis.

MtGox, o operador de bitcoins no Japão, amparou-se na sexta-feira na lei japonesa de quebras, após alegar que foi vítima de um roubo de 500 milhões de dólares em moeda virtual.

O advogado da empresa explicou que desapareceram 750 mil bitcoins de seus clientes e outros 100 mil da própria empresa, informando que podem ter sido roubados por hackers.

A rede de televisão pública NHK informou que a MtGox roubou cerca de 2,8 bilhões de ienes em espécie (cerca de 20 milhões de euros), embora não tenha dado detalhes sobre as circunstâncias. A emissora acrescentou que o tribunal de Tóquio aceitou a demanda de proteção solicitada por MtGox.

MtGox, um dos operadores de câmbio de bitcoins mais antigos e importantes, suspendeu suas transações dia 7 de fevereiro, gerando enorme preocupação entre os clientes e a pior crise na curta história dessa moeda virtual.

O presidente da MtGox está desaparecido desde terça passada, quando o site de sua empresa ficou fora do ar.

O bitcoin, que valia alguns centavos quando foi criado em 2009, chegou a ser cotado a mil dólares no final do ano passado. Apesar dos problemas da MtGox, a moeda virtual continua sendo cotada normalmente na China, na Europa e nos Estados Unidos.

As autoridades japonesas pediram aos serviços de vigilância financeira e à polícia que investiguem o caso, mas se encontram relativamente desamparados, já que esse fenômeno de bitcoin escapa de qualquer tipo de controle.