Topo

Hollywood na expectativa para mais uma entrega do Oscar

28/02/2014 11h21

HOLLYWOOD, Estados Unidos, 28 Fev 2014 (AFP) - A votação é secreta e agora resta apenas Hollywood conter o nervosismo à espera da cerimônia do 86º prêmio Oscar, no domingo, que contará com três fortes candidatos à estatueta de Melhor Filme e uma convidada tão indesejável quanto inesperada: a chuva.

Os últimos votos foram enviados para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na terça-feira à noite, encerrando oficialmente uma campanha mais longa do que a habitual.

O Oscar 2014 foi adiado para o início de março devido aos Jogos Olímpicos de Inverno.

Além dos mais de duzentos candidatos às preciosas estatuetas, uma convidada incomum poderá manchar o mais longo tapete vermelho da temporada: a chuva. As previsões meteorológicas preveem fortes chuvas na Califórnia na sexta-feira e sábado, e um céu ameaçador no domingo.

A Academia tem uma aversão lendária aos imprevistos, e medidas preventivas já foram tomadas, principalmente no arranjo das arquibancadas e nas instalações temporárias erguidas no Hollywood Boulevard, inteiramente fechado desde domingo para permitir o trabalho de organização.

Mas não serão umas poucas gotas de chuva que impedirão a cerimônia de premiação, que começa às 17h30 (22h30 no horário de Brasília) no Dolby Theatre, de ser uma das mais vistas e esperadas dos últimos anos, com uma disputa sem precedentes entre três favoritos para o Melhor Filme, a maior recompensa da noite.

"12 Anos de Escravidão" parecia na quinta-feira desfrutar uma pequena vantagem entre os prognosticadores, seguido de perto por "Gravidade" e "Trapaça".

"12 Anos de Escravidão" (nove indicações), um drama histórico e edificante, narra a verdadeira história de um homem negro livre que é sequestrado e escravizado por 12 anos.

A comédia "Trapaça" (dez indicações) apresenta uma história maluca que mistura criminosos mesquinhos, o FBI e políticos corruptos nos anos 70, com um excelente elenco.

E finalmente "Gravidade" (dez indicações), o mais popular de todos, com um faturamento global de mais de US$ 700 milhões, descreve com uma virtuosidade técnica de tirar o fôlego a situação de dois astronautas errantes no espaço.

A esta altura, os outros seis candidatos "Clube de Compras Dallas", "Capitão Phillips", "Philomena", "Ela", "Nebraska" e "O Lobo de Wall Street", não parecem intimidar.

Pelo título de Melhor Atriz, Cate Blanchett deve vencer sem susto por seu papel em "Blue Jasmine", já do lado masculino a disputa é mais acirrada, com Matthew McConaughey ("Clube de Compras Dallas"), Chiwetel Ejiofor ("12 Anos de Escravidão") e Leonardo DiCaprio ("O Lobo de Wall Street").

Para o papel de coadjuvante, a estatueta pode ser entregue para a mexicana-queniana Lupita Nyong'o, escrava torturada em "12 Anos de Escravidão", ou Jennifer Lawrence, uma dona de casa irresistível em "Trapaça".

Jared Leto, um comovente transexual de "Clube de Compras Dalla" conquistou todos os prêmios da temporada e deve se impor ante Barkhad Abdi ("Capitão Phillips") e Jonah Hill, que, no entanto, enche a tela em "O Lobo de Wall Street".

Entre os grandes favoritos da noite, a imprensa tem citado o mexicano Alfonso Cuarón, pela direção de "Gravidade", a animação "Frozzen: Uma história congelante", e "La Grande Bellezza", do italiano Paolo Sorrentino, para o prêmio de filme estrangeiro.

Após os cinco prêmios Oscar para "O Artista" em 2012 e a nomeação de Emmanuelle Riva, em 2013, vários franceses brigam por uma estatueta: Julie Delpy (Roteiro Adaptado), Alexandre Desplat (Música Original) , Philippe Le Sourd e Bruno Delbonnel (Fotografia). O longa e o curta-metragem de animação "Ernest e Celestine" e "Mr Hublot" também estarão na disputa.

A cerimônia, que será apresentada por Ellen DeGeneres, terá como tema os heróis, com um forte componente musical, com performances ao vivo de Pink!, Bette Midler e todos os candidatos ao Oscar de melhor canção, incluindo o U2.