Topo

Colunata da Praça de São Pedro fica pronta após 5 anos de obras

26/02/2014 17h19

CIDADE DO VATICANO, 26 Fev 2014 (AFP) - A restauração da colunata que cerca a Praça de São Pedro, no Vaticano, foi totalmente concluída nesta quarta-feira, após cinco anos de trabalhos.

Projetadas pelo escultor e arquiteto Gian Lorenzo Bernini em 1656, as colunas de mármore da praça onde o papa Francisco faz suas audiências retomaram o esplendor original.

"O restauro poderá ser apreciado pelos peregrinos que forem ao Vaticano participar da cerimônia de canonização dos papas João Paulo II e João XXIII", em abril, comemorou o diretor dos Museus do Vaticano, professor Antonio Paolucci.

Financiada por diversos patrocinadores, como a TIM e o Banco Popular Italiano, a obra custou 14 milhões de euros (cerca de 52 milhões de reais). "A restauração consistiu em limpar todas as superfícies, muito prejudicadas pela poluição, e fortalecer relevos e estátuas que estavam fora de lugar, quebradas ou ameaçando cair", explicou Paolucci.

A colunata consiste em 284 colunas e 140 estátuas. "É um conjunto arquitetônico que multiplica ao infinito os pontos de fuga e os efeitos de perspectiva, de forma que quem está na praça tem a impressão de estar numa floresta de colunas que abraça todos os lugares", disse Paolucci.

A Praça de São Pedro tem 240 metros de largura e foi construída com 44.000 metros cúbicos de mármore travertino durante o papado de Alexandre VII, entre 1656 e 1673.