Entretenimento

Publicado código de etiqueta para usuários do 'Google glass'

19/02/2014 20h24

SAN FRANCISCO, 19 Fev 2014 (AFP) - Ser educado, pedir licença para tirar fotos e evitar fixar o olhar nos óculos por muito tempo: estas são algumas das recomendações incluídas no código de bom comportamento para o uso do "Google Glass", publicado pela gigante da internet.

Evite ser "repulsivo ou grosseiro", pede a Google em uma mensagem publicada na internet aos "exploradores", desenvolvedores de aplicativos que testam atualmente os novos óculos. "Respeite os demais e se fizerem perguntas sobre os óculos, não seja ríspido", continua.

A empresa responde desta forma à inquietação crescente sobre o respeito à privacidade despertada pelo uso destes óculos conectados á internet, que respondem a comandos de voz e às vezes a simples grunhidos para tirar fotos e fazer vídeos, ler e enviar mensagens, entre outras opções.

Para acalmar os mais preocupados, a Google sugere que os usuários proponham, se necessário, demonstrar às pessoas como os óculos funcionam, que peçam autorização antes de tirar uma foto e ao usar os óculos, que respeitem as regras locais para o uso de celulares.

"Se pedem para desligar o telefone, desligue os óculos também", recomenda o Google. "Quebrar as regras ou ser grosseiro não tornará as empresas entusiastas dos óculos e isto vai arruinar a experiência de outros exploradores", continua.

A Google lembra que seus óculos foram projetados para dar informações breves aos usuários, razão pela qual desaconselham que mantenham o olhar fixo na tela durante um longo período de tempo, para não ficar com uma aparência "estranha" perante o resto das pessoas.

"Sendo assim, não leia 'Guerra e Paz' (n.r: obra do escritor russo Leon Tolstoi, famosa pelo grande volume) nos óculos. É melhor fazer coisas como essas em telas maiores", prossegue a companhia.

Além disso, o Google aconselha não usar os óculos durante a prática de atividades esportivas.

Os protótipos atuais do "Google Glass" são reservados a desenvolvedores de aplicativos dispostos a pagar 1.500 dólares para usá-los. Espera-se para este ano a comercialização em larga escala e o Google já avançou para facilitar a venda dos óculos, com a adoção de armações "normais", compatíveis com óculos de grau ou de sol.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo