Topo

Semana de Moda de NY termina com zumbis de Jacobs e aplausos a Ralph Lauren

14/02/2014 09h04

NOVA YORK, 14 Fev 2014 (AFP) - Com saltos-agulha na neve, a Semana de Moda de Nova York chegou ao fim na quinta-feira com os desfiles de Ralph Lauren, muito aplaudido, além de Calvin Klein e Marc Jacobs, num dia complicado pela forte tempestade de neve que atingiu o Estados Unidos.

Os desfiles de Marc Jacobs sempre são um espetáculo e esta ocasião, para encerrar a "Fashion Week", que reuniu 300 desfiles e apresentações, não foi exceção, com zumbis diáfanos sob um céu carregado de falsas nuvens.

De pele transparente, sobrancelhas descoloridas e lábios de cor bronze, estas silhuetas minimalistas e, muitas vezes, monocromáticas - cinza, bronze ou terracota- desfilaram em uma espécie de labirinto, enquanto uma voz repetia sem parar: "Os dias felizes estão de volta".

Este foi o primeiro desfile de Jacobs desde que ele deixou a Vuitton para se concentrar em sua marca.

O estilista norte-americano Ralph Lauren apresentou a linha Polo, mais jovem e eclética, e sua coleção clássica, mais glamourosa e sóbria, para uma plateia estrelada.

Para a Polo, Lauren imaginou uma estudante urbana e alegre com cores vivas, e outra um pouco mais boêmia, aventureira. Para a primeira, a modelo deixava à mostra um pedaço de um vestido preto escondido sob uma parka laranja. Ela também combina - de forma inusitada - minissaia justa de couro com leggings e camisa social, gravata e cardigã de lã.

Já a boêmia usa um casaqueto de couro sobre uma camisa de patchwork e um longo vestido verde-oliva.

Pela passarela desfilaram casacos de pelica branco, calças fluidas e um vestido laminado cor-de-rosa que rendeu uma salva de palmas a Ralph Lauren, coisa rara na Fashion Week.

O mais nova-iorquino dos criadores franceses, J. Mendel, também apresentou sua coleção, sempre muito elegante, no Lincoln Center. Suas peles, segundo a tradição familiar, foram muitos trabalhadas e recoloridas em verdes, vermelhos e pretos, também com muito couro.

Em um loft de TriBeCa, por sua vez, Francisco Costa para Calvin Klein mostrou uma mulher perfeitamente adaptada ao tempo nova-iorquino, com casacos grandes e confortáveis, botas ao estilo Dr Martens e vestidos de lã um pouco grunge.

O retorno das peles

A frenética Semana de Moda novaiorquina foi marcada por muitas roupas com peles, casacos amplos e xadrez escocês para uma mulher que aliou uma extrema feminilidade com toques do vestuário masculino.

"O que é interessante é como as peles estão sendo utilizadas. Há um trabalho artesanal magnífico, com combinações de couro, misturas de cores, efeitos gráficos", explicou à AFP Nicole Fischelis, diretora de moda da rede de lojas de departamento Macy's, que assistiu a mais de 50 desfiles em cinco dias.

"Também vimos muitos efeitos metalizados e brilhantes em todas as coleções, cinzas, prateados e dourados", ressaltou.

Outra tendência para a próxima temporada outono-inverno é a volta do xadrez escocês, presente nas coleções de diversas marcas, como Tommy Hilfiger, Vera Wang, Marc by Marc Jacobs, Desigual e Diane Von Furstenberg.

"Também é interessante todo o lado da utilização da alfaiataria, revisada e corrigida, todas as combinações de masculino e feminino. É uma tendência que se confirma", explicou Fischelis.

Após a Nova York, a Semana de Moda acontecerá em Londres, onde os desfiles começam na sexta-feira - depois, os desfiles seguem para Milão e Paris.