Entretenimento

Público nos cinemas europeus cai 4,1% em 2013

14/02/2014 14h25

PARIS, 14 Fev 2014 (AFP) - A frequência em cinemas registrou uma queda de 4,1% em 2013 na União Europeia, arrastada por uma diminuição espetacular em países como Espanha, onde houve 16% menos espectadores nas salas, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira.

No ano passado foram vendidos 908 milhões de ingressos, ou seja, 39 milhões a menos do que em 2012 (947 milhões), segundo estimativas preliminares do Observatório Europeu Audiovisual.

Na Espanha, onde o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) cultural passou de 8% a 21%, foram vendidos 10,8 milhões de ingressos a menos em comparação com 2012 - uma queda de 16,1%.

Na França, a redução foi de 5,3%, enquanto Grã-Bretanha e Alemanha registraram uma queda de 4%.

A Itália resistiu à tendência geral com uma progressão estimada em 6,6%.

Na Europa Central e no Leste Europeu, a quantidade de espectadores também aumentou: +16,7% na Bulgária, +13,8% na Romênia e +6,8% na Lituânia.

Fora da UE, a Rússia se tornou "o segundo principal mercado europeu em termos de ingressos, à frente da Grã-Bretanha", aponta o estudo. A Rússia também registrou um aumento na venda de ingressos, de 10,6%.

Apesar da queda registrada na França, o país segue liderando as vendas no continente europeu, com cerca de 193 milhões de ingressos vendidos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo