Entretenimento

Arqueólogos espanhóis descobrem múmia de 3.600 anos no Egito

13/02/2014 17h43

CAIRO, 13 Fev 2014 (AFP) - Uma equipe de arqueólogos espanhóis descobriu em Luxor uma múmia de 3.600 anos de antiguidade no interior de um sarcófago decorado com desenhos de penas, anunciou nesta quinta-feira o ministério egípcio de Antiguidades.

O sarcófago, de dois metros de comprimento e 50 centímetros de largura, data da dinastia XVII, por volta do ano 1.600 a.C., explicou o diretor do departamento faraônico do ministério, Ali el Asfar. Segundo um comunicado, está em bom estado de conservação e mantém suas cores vivas.

"Pode pertencer a um homem de Estado importante, segundo as análises preliminares do sarcófago e de suas inscrições", acrescentou.

O ministro de Antiguidades, Mohamed Ibrahim, destacou a excepcional descoberta de um sarcófago decorado com desenhos de penas.

Os desenhos simbolizam Maat, a deusa egípcia da Justiça, encarregada de pesar os corações dos mortos junto a uma pena para determinar seu status no além.

A descoberta foi feita perto de um túmulo pertencente ao gerente do armazém da rainha Hatshepsut, membro da dinastia XVIII e que reinou no Egito de 1502 a 1482 antes de Cristo.

A equipe espanhola, que trabalha no Luxor há 13 anos, descobriu no ano passado um sarcófago de madeira de um menino de cinco anos, que data da dinastia XVII.

ra/tgg/se/feb/hj/avl/ma-mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo