Topo

Suposto 'Pantera Cor-de-Rosa' é preso na Espanha por roubo milionário de joias

12/02/2014 16h41

MADRI, 12 Fev 2014 (AFP) - Um suposto membro da gangue da "Pantera Cor-de-Rosa" - conhecida por seus roubos espetaculares de joias - foi preso na Espanha, informou a Polícia nesta quarta-feira.

Borko Ilincic, sérvio de 33 anos, é "um dos assaltantes que fugiram em 2007 com dezenas de joias" de um "centro comercial em Dubai, em um dos roubos mais famosos da história", afirmou a Polícia espanhola.

Ilncic tem um mandado de prisão internacional decretado, e foi condenado à prisão perpétua nos Emirados Árabes.

O fugitivo, que portava um passaporte bósnio falso, foi detido em Alcalá de Henares, perto de Madri, quando dirigia um carro alugado, depois de deixar um hotel, segundo o comunicado.

Procurados em mais de 20 países, os integrantes da gangue da Pantera Cor-de-Rosa seriam mais de 200, a maioria de países da região dos Balcãs, e alguns ex-militares.

Com uma reputação de "profissionais de assaltos", eles teriam roubado o equivalente a 330 milhões de euros em joalherias em todo o mundo, segundo a Interpol, que criou uma célula especial para o grupo.

O nome foi dado em 2003 pela Polícia da Inglaterra, depois que um de seus integrantes escondeu um diamante dentro de um frasco de creme de beleza, como no filme "A Pantera Cor-de-Rosa" (1963), dirigido por Blake Edwards e protagonizado por Peter Sellers.