Topo

Google mostra bandeira gay no dia da abertura dos Jogos de Sochi

07/02/2014 07h06

SAN FRANCISCO, 07 Fev 2014 (AFP) - O Google marcou o início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, com a inclusão da bandeira gay no "doodle" de sua página de busca, que destaca aos usuários um trecho da Carta Olímpica em defesa da igualdade.

A bandeira colorida e o trecho da Carta representam uma resposta ao vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Kozak, que advertiu os espectadores e atletas contra a promoção dos direitos dos homossexuais, já que a Carta Olímpica e as leis locais proibiriam protestos em eventos esportivos.

Debaixo da bandeira com as cores do arco-íris, o Google cita um parágrafo da Carta Olímpica: "A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play".

Quando o internauta clica sobre "doodle", o buscador leva o usuário a notícias relacionadas com a Carta Olímpica e outras que interpretam a ação do Google como um protesto ante a atmosfera contrária aos gays criada pelo governo russo.

O Google se recusou a fazer comentários.