Topo

Apple comprou US$ 14 bilhões das próprias ações em duas semanas

07/02/2014 06h27

SAN FRANCISCO, 07 Fev 2014 (AFP) - A Apple comprou 14 bilhões de dólares de suas próprias ações nas últimas duas semanas, informou o CEO da empresa, Tim Cook, em uma entrevista ao Wall Street Journal.

Cook disse que a empresa foi surpreendida com a queda de suas ações, provocada pelos resultados trimestrais, e aproveitou a oportunidade.

Incluindo os papéis comprados depois da divulgação dos resultados em 27 de janeiro, a empresa com sede na Califórnia comprou mais de 40 bilhões de dólares de suas próprias ações, segundo o WSJ.

Vendas recorde do iPhone e do iPad impulsionaram os resultados trimestrais da Apple a recordes históricos, mas as ações perderam valor ante preocupações com lucros menos intensos no futuro, em meio a um mercado disputado de smartphones.

A empresa anunciou um lucro de 13,1 bilhões de dólares com um volume de negócios de US$ 57,6 bilhões no quarto trimestre de 2013, graças em grande parte à venda de 51 milhões de iPhones.

O lucro foi similar ao registrado pela Apple no mesmo trimestre de 2012, quando o volume de negócios foi de 54,5 bilhões de dólares.

A recompra de ações seria parte de um plano previamente anunciado pela Apple para restituir 100 bilhões de dólares aos investidores, 60 bilhões deles com a recompra de ações.

As ações da Apple aumentaram a 512,51 dólares no fim das operações de quinta-feira.

Cook disse que a medida mostra que a Apple aposta na própria empresa.

O investidor Carl Icahn aparentemente também está apostando na Apple.

Icahn disse, depois que a empresa divulgou os últimos resultados, que aumentou suas ações da Apple em 500 milhões de dólares, mesmo em um momento de queda do valor dos papéis.

As ações da Apple caíram 8% um dia depois do anúncio do resultado trimestral.