Topo

Festival de Berlim começa com glamour

06/02/2014 15h43

BERLIM, 06 Fev 2014 (AFP) - A 64ª Berlinale começou oficialmente nesta quinta-feira, com a exibição de "The Grand Budapest Hotel", um filme do americano Wes Anderson e com um elenco cheio de estrelas.

Desde o início da tarde, os fãs se aglomeravam para ver Ralph Fiennes, Willem Dafoe, Bill Murray, Jeff Goldblum, Edward Norton, ou ainda Tilda Swinton, na saída da coletiva de imprensa do filme.

Durante o festival, que vai até 16 de fevereiro, mais de 400 filmes serão exibidos.

O americano Philip Seymour Hoffman, que morreu recentemente, será homenageado com a exibição de "Capote", no qual sua atuação foi premiada com o Oscar de Melhor Ator em 2006.

Vinte longas metragens de vários países vão competir pelo Urso de Ouro, incluindo o brasileiro "Praia do Futuro", uma coprodução de Brasil e Alemanha dirigida por Karim Ainouz; o muito aguardado "Monuments Men" dirigido e interpretado por George Clooney; e "La belle et la bête", de Christoph Gans, com Vincent Cassel e Léa Seydoux.

Filmes de grande orçamento ou mais modestos, diretores consagrados ou estreantes, vão competir pela premiação que será entregue 15 de fevereiro à noite.

O veterano francês Alain Resnais apresentará aos 91 anos seu mais recente filme "Aimer, boire et chanter", enquanto o jovem argentino Benjamin Naishtat trará seu primeiro longa "Historia del miedo".

Os Estados Unidos serão representados ainda por Richard Linklater ("Antes da meia-noite") com "Boyhood", enquanto os crimes nazistas na Europa serão um dos temas centrais do festival, "mas não uma escolha consciente, porque há muitos filmes bons sobre a questão", afirmou recentemente o diretor do festival, Dieter Kosslick.

"Monuments men", por exemplo, com Clooney, Matt Damon, Cate Blanchett, Bill Murray e Jean Dujardin, conta a história de uma equipe de especialistas que lutam para resgatar obras de arte roubadas por nazistas.

Ao abrir o festival, Wes Anderson mostrou seu estilo estilo burlesco e uma imaginação sem limite, como de costume. "The Grand Budapest Hotel" se desenrola em um país imaginário da Europa Central - a República de Zubrowka - assolado por uma guerra, pelo fascismo e, depois, pelo comunismo, para descrever um mundo desaparecido, o de uma Belle époque e sua aristocracia.

Wes Anderson explicou à imprensa que para "The Grand Budapest Hotel" se inspirou no escritor austríaco Stefan Zweig, "mais pela atmosfera, do que por uma obra em particular", e também em Ernst Lubitsch, um mestre da comédia americana dos anos 1930-40.

As mudanças da China contemporânea também serão abordadas através de três trabalhos em competição, com "filmes do gênero realizados por uma nova geração de cineastas", segundo Kosslick. Lou Ye apresenta "Blind Massage", uma adaptação de uma obra literária sobre uma irmandade de massagistas cegos; Dao Yinan, "Black Coal, Thin Ice", sobre um policial que persegue um serial killer; e Ning Hao, "No Man's Land", que mergulha no submundo chinês.

Entre os demais filmes está, em particular, "La voie de l'ennemi" do franco-argelino Rachid Bouchareb, com os atores americanos Forest Whitaker e Harvey Keitel.

O produtor americano James Schamus ("O Segredo de Brokeback Mountain", "O Tigre e o Dragão") presidirá o júri, que será formado pelos atores Christoph Waltz e Tony Leung, pelo cineasta francês Michel Gondry, pela documentarista iraniana Mitra Farahani e pela produtora da franquia James Bond, Barbara Broccoli.

Os horizontes são muito diferentes, mas, para James Schamus, "o cinema é uma grande família", mesmo que "em todas as famílias haja desavenças profundas no jantar". "No café da manhã do dia seguinte, todos continuam a se amar".