Topo

Yahoo concentra na Irlanda suas atividades para a Europa, Oriente Médio e África

05/02/2014 20h04

PARIS, 05 Fev 2014 (AFP) - O gigante norte-americano Yahoo anunciou nesta quarta-feira a seus usuários da Europa, África e Oriente Médio que seus dados pessoais e serviços seriam administrados de hoje em diante por uma única entidade situada na Irlanda e não em cada país.

A partir do próximo dia 21 de março os contratos de cada país das regiões mencionadas serão transferidos a Yahoo EMEA (Europa, Oriente Médio, África) Limited e ficarão submetidos ao direito irlandês.

A partir dessa data, "nossos serviços serão fornecidos a partir de uma única entidade europeia baseada na Irlanda", disse a empresa.

"Essa mudança precisa da modificação de nossas condições gerais de utilização e de nossa política de privacidade", informou o Yahoo.

Os usuários que não aceitarem as novas condições contratuais terão que encerrar sua conta antes de 21 de março, esclareceu a empresa, que, por outro lado, disse que a mudança não se dava por razões fiscais.

"Isso não muda nada em relação aos impostos, estamos em total concordância com as leis locais. Pagamos nossos impostos em cada país em função das leis vigentes", declarou um porta-voz do grupo na França.

Em relação à privacidade, o novo contrato do Yahoo informa que a empresa "é suscetível de ter acesso, conservar e divulgar" as informações e o conteúdo dos clientes a "sociedades afiliadas em todo o mundo".

Outros gigantes da internet já escolheram a Irlanda para concentrar suas atividades e serviços para a Europa, como o Google, que, graças a uma série de esquemas financeiros conseguiu pagar muito poucos impostos na maioria dos países europeus.