Entretenimento

Onde estão os fundadores do Facebook?

03/02/2014 16h38

WASHINGTON, 03 Fev 2014 (AFP) - Dez anos após a criação do Facebook, Mark Zuckerberg manteve as rédeas da rede social, mas seus companheiros da Universidade de Harvard, que o ajudaram a criá-la, têm se dedicado a outras coisas.



-- Mark Zuckerberg:

Com 29 anos, o diretor executivo do Facebook controla a rede social com cerca de 29% do capital e 56% dos direitos a voto. Isso, juntamente com outros bens (imóveis, obras de arte, etc.), soma uma fortuna de 29,7 bilhões de dólares, segundo a empresa especializada Wealth-X.

Destaque no setor de tecnologia, Zuckerberg também se envolveu com a política através de uma organização dedicada ao lobby fundada em 2013 e chamada FWD.us, que milita por reformas nos sistemas de imigração e de educação.

Filantropo, realizou junto à sua esposa, Priscilla Chan, bilhões de doações para diversas causas. Apesar de sua imensa fortuna, Zuckerberg segue fiel ao moleton cinza com capuz.



-- Chris Hughes:

Ao contrário de Zuckerberg, Chris Hughes permaneceu em Harvard até obter seu diploma. Aos 30 anos, ganhou notoriedade ao chefiar o departamento de "redes sociais" na campanha presidencial de Barack Obama em 2008.

Em 2012 comprou a revista The New Republic "para ajudar a construir um futuro para o jornalismo de profundidade na era digital", segundo o site da publicação, da qual é editor e diretor.

Hughes também tem um fundo de investimento de risco e uma rede social especializada em atividades de caridade.



-- Eduardo Saverin:

No filme "A Rede Social", Eduardo é apresentado como o amigo brasileiro de Zuckerberg e o primeiro a investir na rede social, antes de ser excluído em 2005.

Hoje, aos 31 anos, renunciou à cidadania americana e mudou-se para Cingapura antes da entrada do Facebook no mercado de ações, o que provavelmente o salvou de centenas de milhões de dólares em impostos.

Saverin declarou no ano passado que gostaria de permanecer na Ásia, com a esperança de se tornar um investidor influente em tecnologia. A Forbes estimou sua fortuna em 2,6 bilhões de dólares em agosto.





-- Dustin Moskovitz:

Com 29 anos, assim como Zuckerberg, ele deixou Harvard antes de se formar.

Saiu do Facebook em 2008 para criar sua própria empresa, especializada em aplicativos para celulares Asana, que tem como objetivo facilitar o trabalho em equipe, sem e-mail.

De acordo com a Forbes, sua fortuna em setembro era de US$ 5,2 bilhões.





-- Tyler e Cameron Winklevoss:

Apesar de não serem oficialmente os fundadores, os gêmeos Winklevoss acusaram Zuckerberg de ter lhes roubado a ideia da rede social.

Um acordo amigável selado em 2008 deu a eles e a outro colega de classe, Divya Narendra, 20 milhões de dólares em dinheiro e US$ 45 milhões em ações da empresa.

Suas tentativas de dissolver o acordo depois do crescimento do Facebook falharam.

Ambos os irmãos participaram das Olimpíadas de Pequim de 2008 no remo.

Também fundaram seu próprio fundo de investimentos de risco e têm hoje um projeto relacionado à bitcoin (moeda virtual).

No ano passado, publicaram um projeto para a entrada na Bolsa da empresa Winklevoss Bitcoin Trust, com a intenção de permitir aos investidores o acesso a esta moeda virtual.



-- Sean Parker:

É o co-funfador do site de compartilhamento de música Napster. Embora não tenha sido colega de faculdade de Zuckerberg em Harvard, tornou-se seu amigo, mentor e conselheiro para a empresa nascente, e foi um dos primeiros a reconhecer o seu potencial.

Parker foi o primeiro presidente do Facebook, quando criado em 2004 e responsável por levar o primeiro grande investidor, Peter Thiel, com quem atualmente administra o fundo de investimento The Founders Fund. Aos 34 anos, sua fortuna está avaliada em 2 bilhões de dólares em setembro.



rl/soe/sl/cmo/arc/mr-mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo