Topo

Tribunal ordena publicação de lista de obras de arte de "tesouro nazista"

De Berlim (Alemanha)

31/01/2014 17h19Atualizada em 31/01/2014 21h26

Um tribunal alemão ordenou nesta sexta-feira (31) que seja fornecida à imprensa uma lista de obras de arte encontradas em 2012 na casa de um homem com cerca de 80 anos, muitas das quais roubadas de colecionadores judeus pelos nazistas.

O Tribunal Administrativo de Augsburg ordenou que a Promotoria envie ao jornal Bild, que interpôs um recurso nesse tribunal, a lista com "uma descrição detalhada e as dimensões das obras".

Também ordenou que a promotoria de Augsburg especifique quais são essas obras, para que seus potenciais proprietários sejam contactados.

O tribunal destacou o "grande interesse que o caso (Cornelius) Gurlitt despertou na opinião pública" e acrescenta que, dado os elementos que o público já conhece sobre os quadros encontrados, o argumento de "sigilo fiscal" utilizado pela promotoria carece de sentido.

"O público já conhece os nomes dos proprietários dos quadros, bem como seu endereço ou patrimônio artístico aproximado", de acordo com o tribunal administrativo.

A promotoria de Augsburg disse que vai recorrer da decisão.

O caso Gurlitt veio à tona em novembro do ano passado, quando foi revelado que cerca de 1.400 obras de arte, incluindo pinturas de Henri Matisse e de Pablo Picasso, tinham sido encontradas em seu apartamento em Munique (sul) em 2012.

Algumas dessas obras de arte foram roubadas pelos nazistas de colecionadores judeus.