Topo

Única câmera fotográfica que voltou de uma missão Apollo é leiloada

30.jan.2014 - Peter Coeln, fundador da galeria Westlicht, segura câmera de fotos da Nasa que retornou à Terra após as diferentes missões Apollo na Lua  - Dieter Nagl/AFP
30.jan.2014 - Peter Coeln, fundador da galeria Westlicht, segura câmera de fotos da Nasa que retornou à Terra após as diferentes missões Apollo na Lua Imagem: Dieter Nagl/AFP

30/01/2014 13h10

A única câmera de fotos da Nasa que retornou à Terra após as diferentes missões Apollo na Lua entre 1969 e 1972 será leiloada em Viena no dia 22 de março, declarou nesta quinta-feira à AFP a galeria Westlicht.

O dispositivo, com um corpo prateado que pode se atar à parte dianteira do traje de um astronauta, tem um valor estimado de 150.000 a 200.000 euros, explicou Peter Coeln, fundador da Westlicht, uma das galerias mais famosas do mundo no campo da fotografia.

No total, a Nasa levou 14 câmeras entre as missões Apollo 11 a 17, mas apenas uma retornou à Terra, provavelmente devido aos problemas para retirar o rolo ao fim de sua utilização.

As outras treze máquinas, cada uma pesando vários quilos, foram abandonadas na Lua para permitir que os astronautas trouxessem pedras lunares à Terra, já que o peso era uma preocupação importante nas missões.

O americano Jim Irwin utilizou a câmera Hasselblad e tirou 299 fotografias em três dias na Lua durante a missão Apollo 15. O aparelho foi colocado à venda por um colecionador italiano, que a havia comprado de um americano.

Uma pequena placa no interior da câmera, com o número 38 - o mesmo que aparecia nas fotos da Nasa - "é a prova 100% de que esta câmera é a verdadeira e que esteve de verdade na Lua", disse Peter Coeln.

A galeria Westlicht leiloou em 2012 a câmera de fotos mais cara do mundo, um protótipo da Leica de 1923, por 2,16 milhões de euros.