Entretenimento

Últimos objetos pessoais de Napoleão serão leiloados

29/01/2014 14h27

PARIS, 29 Jan 2014 (AFP) - Uma camisa, mangas e tiras, entre outros objetos pessoais de Napoleão utilizados pelo ex-imperador antes de sua morte e que foram conservados por seu empregado serão leiloados em março na França.

"É muito emocionante. Trata-se da vida do imperador, em seu aspecto mais pessoal, mais íntimo", explicou à AFP Jean-Pierre Osenat, que organiza a venda no dia 23 de março em Fontainebleau, perto de Paris.

Estas lembranças do cativeiro de Napoleão na ilha de Santa Helena e de sua morte no dia 5 de maio de 1821 foram reunidos por Achille Archambault (1792-1858).

Inicialmente designado para se ocupar dos cavalos de Napoleão, Archambault acompanhou o imperador no exílio e ao fim de sua vida se converteu em seu empregado.

O principal lote da venda, uma camisa que o imperador utilizou no dia 4 de maio de 1821, véspera de sua morte, foi estimado entre 30.000 e 40.000 euros.

As mangas da última camisa que Napoleão vestiu em seu leito de morte no dia 5 de maio também serão leiloadas. Estão avaliadas entre 8 e 10 mil euros.

Archambault também conservou tiras, provavelmente recortadas de uma camisa. "Foram utilizadas pelo imperador durante sua doença em Santa Helena", declarou Archambault. As tiras, de 16 centímetros de comprimento, tiveram seu preço estimado entre 5 e 6 mil euros.

Entre os objetos do exílio de Napoleão, os colecionadores poderão comprar dois lenços, um cortador de papel e uma bengala com punho de marfim utilizada em suas caminhadas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo