Entretenimento

Morre Pete Seeger, um dos pais da música folk

28/01/2014 10h58

WASHINGTON, 28 Jan 2014 (AFP) - O cantor Pete Seeger, lenda da música folk americana e inspiração para artistas do porte de Bob Dylan e Bruce Springsteen, faleceu aos 94 anos, anunciou nesta terça-feira sua família.

O autor de sucessos como "If I had a Hammer" morreu na segunda-feira de causas naturais no Hospital Presbiteriano de Nova York, onde passou uma semana internado, confirmou seu neto Kitama Cahill Jackson ao jornal New York Times.

Envolvido na luta pelos direitos civis e contra a guerra do Vietnã, Seeger é considerado um dos pioneiros da música folk, ao lado do amigo Woody Guthrie.

Inspiradas em cerimônia afroamericanas, suas canções "If I had a Hammer" e "Where have all the flowers gone", escritas em parceria com Guthrie, viraram clássicos do repertório americano.

Seeger também popularizou o hino do movimento de defesa dos direitos civis, "We Shall Overcome".

Acompanhado apenas pelo violão de 12 cordas ou pelo grupo The Weavers, Seeger seduziu o grande público, tanto com suas canções politicamente comprometidas como com suas melodias simples e hinos fáceis de recordar.

Seeger cantou para o movimento sindicalista nos anos 1940 e 1950, para as marchas do movimento de defesa dos direitos civis e nos comícios contra a Guerra do Vietnã nos anos 1960.

Foi o mentor de vários cantores nos anos 1950 e 1960, incluindo Bob Dylan, Joan Baez e o grupo Peter, Paul and Mary. Seu repertório inspirou um álbum de Bruce Springsteen de 2006, 'We Shall Overcome: The Seeger Sessions'.

Em um show para celebrar o o aniversário de 90 anos de Seeger no Madison Square Garden, Springsteen o apresentou como "o arquivo vivo da música e da consciência dos Estados Unidos, um testamento do poder da música e da cultura para estimular a história", recorda o New York Times.

O cantor foi perseguido durante o maccartismo por seu vínculo com o Partido Comunista, do qual foi membro entre os anos 1940 e 1950.

O cantor foi condenado várias vezes por ultrajar o Congresso e enviado à prisão, em uma pena anulada em sua apelação e que jamais cumpriu por negar-se a testemunhar invocando a liberdade de expressão garantida na primeira emenda da Constituição americana.

Líder da música de protesto americana, foi a voz do movimento operário, da luta pela igualdade racial, do movimento contra a guerra do Vietnã nos anos 1960. Na década de 1970 passou a defender o meio ambiente.

A luta pelos direitos civis dos negros resultaram em uma amizade com o líder do movimento Martin Luther King.

Ao lado do neto, o também cantor Tao Rodriguez Seeger, interpretou a célebre "This Land is our land" no concerto inaugural em Washington do primeiro mandato do presidente Barack Obama, em 2009.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo