Entretenimento

Duas obras da coleção do nazista Goering vão a leilão em NY

27/01/2014 22h02

NOVA YORK, 28 Jan 2014 (AFP) - Quatro pinturas roubadas pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial serão leiloadas esta semana em Nova York, anunciou a casa de leilões Sotheby's nesta segunda-feira.

Duas delas foram parar na coleção particular de Hermann Goring, primeiro na linha de poder do Partido Nazista depois de Adolf Hitler.

"Como muitos dos tesouros saqueados durante a Segunda Guerra Mundial, as obras provêm de famosas coleções europeias, e duas elas foram escolhidas pelo homem forte de Adolf Hitler e chefe da Força Aérea, Hermann Goring, para sua coleção privada", disse a Sotheby's em um comunicado.

As pinturas que vão a leilão foram recuperadas pelo grupo "Monuments Men", formado por mais de 345 especialistas de 13 países que trabalharam para recuperar mais de cinco milhões de obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

As telas mais importantes são duas obras do francês Jean-Baptiste Pater (1695-1736), "La cueillette des roses" e "Le musicien", estimadas entre US$ 300 mil e US$ 500 mil. As duas são da coleção de Goring.

Os quadros pertenciam ao barão James Mayer de Rotschild, que as adquiriu no século XIX. As obras foram devolvidas a seus descendentes depois da guerra, antes de serem vendidas para o atual proprietário.

O leilão na Sotheby's acontece uma semana antes da saída nos Estados Unidos em 7 de fevereiro do filme do ator e diretor George Clooney sobre o grupo "Monuments Men".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo