Topo

Manuscrito de comédia perdida do século 17 é encontrado na Espanha

Fotografia distribuída pela Biblioteca Nacional da Espanha mostra uma cópia manuscrita de uma obra inédita do dramaturgo Lope de Vega, a comédia "Mujeres y Criados", considerada perdida - EFE
Fotografia distribuída pela Biblioteca Nacional da Espanha mostra uma cópia manuscrita de uma obra inédita do dramaturgo Lope de Vega, a comédia "Mujeres y Criados", considerada perdida Imagem: EFE

De Madri (Espanha)

22/01/2014 14h59Atualizada em 22/01/2014 17h32

Uma cópia manuscrita da comédia inédita "Mujeres y criados", escrita há quatro séculos pelo dramaturgo espanhol Félix Lope de Vega e que acreditava-se perdida, foi descoberta na Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), anunciaram nesta quarta-feira (22) os especialistas.

"O manuscrito localizado, uma cópia do século 17, não havia sido relacionado a esta obra de Lope de Vega até o momento", informou em um comunicado o BNE e a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), à qual o grupo de pesquisa pertence.

A obra foi identificada graça ao trabalho de Alejandro García Reidy professor da Universidade americana de Syracuse e membro do grupo PROLOPE da UAB, responsável por investigar e editar este mestre da literatura espanhola.

"A análise métrica se encaixa perfeitamente com a utilizada pelo dramaturgo por volta dos anos 1613 e 1614 e do copista que transcreveu o manuscrito em 1631, identificado com Pedro Valdes", explicou Reidy.

O grupo de pesquisadores publicará em papel a comédia, que já está disponível na internet em http://bdh.bne.es/bnesearch/detalle/4265202.