Topo

Duas Pussy Riot participam do show da Anistia Internacional em NY

21/01/2014 22h49

NOVA YORK, 22 Jan 2014 (AFP) - Duas integrantes do grupo russo Pussy Riot recentemente libertadas da prisão por Moscou participarão, em 5 de fevereiro, de um show organizado pela Anistia Internacional em Nova York - anunciou a ONG nesta terça-feira.

As jovens Nadejda Tolokonnikova, de 24, e Maria Alekhina, de 25, confirmaram sua presença no Barclays Center do Brooklyn.

As integrantes do Pussy Riot, grupo que mistura arte e política, foram condenadas a dois anos de trabalhos forçados por cantar uma "oração punk" contra o presidente russo, Vladimir Putin, na catedral ortodoxa de Moscou em fevereiro de 2012. A detenção e o processo contra as jovens, três ao todo, causaram indignação e mobilização internacional.

"Mais do que ninguém, entendemos a importância do trabalho da Anistia (...)", disseram as jovens, em um comunicado.

"Há um mês, fomos libertadas dos campos de trabalho na Rússia. Nunca esqueceremos o que significa estar na prisão depois de uma condenação política. Prometemos continuar ajudando os que permanecem atrás das grades", afirmaram Nadejda e Maria.

Duas delas foram soltas após 21 meses de detenção, a poucas semanas da abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi. A terceira jovem, Ekaterina Samoutsevitch, saiu da prisão pouco tempo depois de ter sido detida.

Vinte e cinco anos depois do show da Anistia Internacional que contou com a presença de nomes como U2, Sting e Lou Red essa nova convocação tem como objetivo sensibilizar as novas gerações para a luta pelos direitos humanos, de acordo com a organização.

Também devem se apresentar nesta edição The Flaming Lips, Imagine Dragons, Lauryn Hill, Tegan and Sara, The Fray, Cold War Kids e Colbie Caillat, entre outros.