Topo

Polícia turca dispersa manifestação contra premier Erdogan

18/01/2014 22h14

ISTAMBUL, 19 Jan 2014 (AFP) - A polícia turca dispersou com jatos d'água e gás lacrimogêneo cerca de duas mil pessoas, neste sábado à noite, que foram às ruas de Istambul pedir a renúncia do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

Convocados por associações e partidos políticos, os manifestantes denunciaram a corrupção do regime, assim como o recente projeto de lei destinado a controlar a Internet, aos gritos de "renúncia do governo", ou "todos unidos contra o fascismo".

A polícia intercedeu para dispersar os manifestantes, que responderam jogando pedras, ou erguendo barricadas. Várias pessoas foram detidas.

O Parlamento turco votará em breve um projeto de lei que instaura um rígido controle sobre a Internet, sobretudo, autorizando a vigilância das atividades dos usuários, ou bloqueando determinadas palavras-chave nas buscas on-line.

No poder desde 2002, o governo de Erdogan está mergulhado há um mês em um escândalo de corrupção sem precedentes. Pelo menos três ministros já renunciaram ao cargo.

pa-str/gg/tt