Topo

Arqueólogos dos EUA descobrem tumba de faraó egípcio

15/01/2014 19h55

CAIRO, 15 Jan 2014 (AFP) - Arqueólogos americanos descobriram a tumba de um faraó que reinou o Egito por volta de 3.700 anos atrás, cujo nome era desconhecido até agora, anunciou nesta quarta-feira o Ministério de Antiguidades egípcio.

A equipe da Universidade da Pensilvânia descobriu a tumba do faraó Senebkay no sítio arqueológico de Abydos, na província de Sohag (sul), informou o ministro Mohamed Ibrahim em um comunicado.

O chefe do departamento de Antiguidades Faraônicas do ministério, Ali al Asfar, declarou à AFP que foram descobertos cartuchos reais que revelam o nome completo do faraó sobre o sarcófago dele e numa parede de sua tumba.

Também foi encontrado o esqueleto do faraó, que media 1,85 metro, acrescentou o comunicado. Além disso, foram achados vasos funerários usados para receber órgãos de corpos mumificados, mas nada do mobiliário funerário foi encontrado e se acredita que a tumba foi saqueada durante a época faraônica.

Selon Asfar, estudo da tumba de Senebkay pode revelar que os hicsos - povo semita proveniente do sul da atual Síria, que invadiu e comandou o Egito no século XVIII antes da nossa era - não reinaram em todo o país.