Topo

Revista revela romance entre presidente francês e atriz

10/01/2014 15h22

PARIS, 10 Jan 2014 (AFP) - A revista Closer revelou nesta sexta-feira que o presidente francês, François Hollande mantém um romance secreto com uma atriz, em uma matéria de sete páginas ilustrada com várias fotos.

A revelação despertou preocupações quanto à segurança do chefe de Estado, de 59 anos, que criticou a violação de sua privacidade e anunciou que considera apresentar uma ação judicial contra a revista, que mostra um suposto romance entre o presidente e a atriz Julie Gayet, de 41 anos.

Em uma declaração lida por um de seus colaboradores à AFP, Hollande "critica profundamente a violação do respeito à privacidade, ao qual tem direito como qualquer cidadão".

A revista Closer afirma que Hollande mantém um relacionamento amoroso com a atriz Julie Gayet, e publicou um dossiê de sete páginas ilustrado com fotos do suposto casal.

No início da tarde, a revista anunciou que vai retirar essa informação de seu site, "provavelmente, nesta (sexta-feira) à noite".

"O advogado de Julie Gayet entrou em contato conosco para nos pedir que retirássemos de nosso site qualquer menção a este relacionamento e garantíssemos o mesmo no Google", declarou a diretora da publicação, Laurence Pieau, acrescentando que o mesmo não foi pedido para a versão impressa da revista.

Segundo a diretora, a Presidência não entrou em contato com a revista.

As imagens publicadas pela Closer mostram a atriz entrando, no dia 30 de dezembro, no prédio onde mora o presidente, perto do palácio presidencial.

A publicação também revelou imagens de um homem de capacete em uma scooter, supostamente François Hollande, deixando a atriz em frente ao seu apartamento.

"No dia do Ano Novo, o chefe de Estado, de capacete, visita de scooter a atriz em sua residência, onde o presidente costuma passar a noite", informou o site da revista.

"São fotos impressionantes (...) que levantam questões sobre a segurança do presidente. O chefe de Estado está acompanhado apenas por um guarda-costas, que protege o segredo desses encontros com a atriz e até leva croissants" para os dois, detalhou a própria Closer.

Quando Hollande assumiu a Presidência em maio de 2012, ele quis continuar a viver "normalmente".

Oficialmente, a atual companheira do chefe de Estado francês é a jornalista Valérie Trierweiler, de 48 anos. Hollande viveu durante muitos anos com a ex-candidata presidencial Ségolène Royal, mãe de seus quatro filhos.

A última aparição pública do casal presidencial foi na quarta-feira, quando François Hollande e Valérie Trierweiler participaram da tradicional cerimônia de Folia de Reis no palácio presidencial.

A vida privada dos presidentes cada vez menos tabu

Em março, boatos na internet mencionavam uma suposta relação do presidente com Julie Gayet, que desmentiu o caso e apresentou uma denúncia para identificar os autores.

Em 2012, Gayet participou de um videoclipe eleitoral do candidato Hollande à Presidência, a quem chamava de homem "humilde, formidável e que escuta de verdade".

Julie Gayet se casou em 2003 com o roteirista argentino Santiago Amigorena, radicado na França desde os 11 anos, e tem dois filhos. Anos depois, eles se separaram.

A divulgação do artigo da Closer em seu site provocou reações de várias personalidades políticas francesas no Twitter.

A diretora da redação da Closer considerou nesta sexta-feira que é necessário "desdramatizar" a publicação das fotos em sua revista. "É um presidente normal, uma pessoa normal" que "tem uma história" e "um coração", declarou.

Na França, a vida privada dos políticos em geral, e a do chefe de Estado em particular, é cada vez menos tabu.

Inúmeros relacionamentos extraconjugais foram atribuídos aos ex-presidentes Valery Giscard d'Estaing (1974-1981) e Jacques Chirac (1995-2007). Já François Mitterrand (1981-1995) reconheceu sua filha Mazarine, fruto de um caso extraconjugal. E Nicolas Sarkozy foi o primeiro presidente francês divorciado a se casar novamente no exercício das suas funções, com a cantora e ex-modelo Carla Bruni.

sm-prh/alc/mc/eg/mr/dm

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Revista revela romance entre presidente francês e atriz - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade