Topo

Maduro e Capriles se unem contra violência na Venezuela

08/01/2014 19h21

CARACAS, 08 Jan 2014 (AFP) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o líder opositor Henrique Capriles - que mantêm um forte atrito há meses - apertaram as mãos nesta quarta-feira, algo que não acontecia desde as eleições presidenciais de 2013, em um encontro sobre a violência que assola o país.

O cumprimento entre os dois líderes ocorreu no início da reunião de emergência sobre segurança, após o assassinato da ex-miss venezuelana e atriz Mónica Spear, 29, morta em um assalto.

Capriles não reconhece a legitimidade das eleições que levaram Maduro à presidência e o chefe de Estado acusa o líder da oposição de "golpismo".

Mas ambos superaram suas divergências nesta quarta-feira e apertaram as mãos no início da reunião para elaborar um plano contra a criminalidade na Venezuela, onde a taxa de homicídio é uma das maiores do planeta.

Após o aperto de mão, Maduro abriu a reunião agradecendo "a presença de todos os governadores e governadoras" no Palácio Miraflores, sede do governo.

"Nicolás, lhe proponho deixar de lado nossas profundas divergências e nos unirmos contra a insegurança, em um só bloco", escreveu Capriles na terça-feira no Twitter.

Maduro e Capriles fizeram uma campanha agressiva para as eleições de 14 de abril de 2013, realizadas após a morte do presidente Hugo Chávez.

O candidato "chavista" venceu por apenas 1,5 ponto ou cerca de 200 mil votos, e o resultado foi questionado pela oposição, que apontou uma série de irregularidades e entrou com ações no Supremo Tribunal de Justiça e na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

O encontro desta quarta-feira reuniu cerca de 100 governadores e prefeitos para discutir a questão da criminalidade no país, dois dias após o assassinato de Mónica Spear.

Finalista do Miss Universo em 2005 e atriz da rede americana Telemundo, Mónica Spear e seu marido, Thomas Henry Berry, 39, foram mortos a tiros dentro do carro no acostamento, depois de bater o veículo em um objeto colocado propositalmente em uma estrada entre Puerto Cabello e Valencia, a terceira maior cidade do país.

Maya, filha de cinco anos da ex-miss, ficou ferida. Seu quadro é estável até o momento.

Segundo a reconstituição do crime, o automóvel da atriz caiu em uma emboscada. Quando os criminosos se aproximaram, Mónica e o marido tentaram se trancar no veículo e foram mortos a tiros.

De acordo com a imprensa, o governo, ou ONGs locais, os assassinatos na Venezuela oscilam entre 39 a 79 casos por ano para cada 100 mil habitantes. A marca de 79 assassinatos seria a segunda mais alta do mundo.



pc-mb/lr