Topo

Donos do 'Le Monde' compram semanário francês 'Le Nouvel Observateur'

08/01/2014 11h19

PARIS, 08 Jan 2014 (AFP) - Os empresários Xavier Niel, Pierre Bergé e Matthieu Pigasse, proprietários do jornal francês Le Monde, se preparam para comprar uma maioria de ações do semanário Le Nouvel Observateur, indicou à AFP uma fonte próxima à transação.

Os três empresários estão em negociações para tomar o controle por 13,4 milhões de euros de 65% de ações do semanário de esquerda fundado há meio século e colocado à venda pelo atual dono, Claude Perdriel, que conservará, no entanto, uma parte minoritária do título.

A operação também inclui o site online de informação Rue89, adquirido há dois anos pelo Le Nouvel Observateur.

Claude Perdriel, de 87 anos, havia anunciado no início de dezembro que buscava novos investidores para o semanário, que vende atualmente 500.000 exemplares, mas que perdeu entre 5 e 7 milhões de euros neste ano devido a um declínio nos contratos publicitários.

A operação marca uma evolução no mundo dos meios de comunicação franceses em dificuldades e a consolidação de novas figuras como a de Xavier Niel, empresário de 46 anos que, além de ser co-proprietário do Le Monde é dono do provedor de internet Free, e Matthieu Pigasse, de 45 anos, vice-presidente do banco Lazard e proprietário da revista Les Inrockuptibles.

O outro co-proprietário do Le Monde, o industrial Pierre Bergé, de 83 anos, é o ex-co-fundador da empresa de moda Yves Saint Laurent junto ao famoso estilista francês falecido.