Topo

Google se associa com fabricantes de automóveis para uso de Android

07/01/2014 12h41

SAN FRANCISCO, 07 Jan 2014 (AFP) - O Google se associou nesta segunda-feira com os fabricantes de automóveis General Motors, Audi, Honda e Hyundai para levar o sistema operacional Android aos veículos.

As companhias, junto com a empresa de informática Nvidia, anunciaram a formação da Aliança Automotiva Aberta (OAA, em inglês), um grupo industrial "comprometido a levar a plataforma Android aos automóveis que começa (a funcionar) em 2014", segundo um comunicado.

"A OAA está dedicada a uma plataforma comum que impulsionará a inovação, e tornará a tecnologia nos carros mais segura e mais intuitiva para todos", sustenta o comunicado.

"Este modelo de desenvolvimento aberto e de plataforma comum permitirá aos fabricantes levar a tecnologia de vanguarda mais facilmente aos seus condutores", acrescenta.

O anúncio chega num momento em que a indústria automotiva busca novas tecnologias para incorporar os veículos como navegadores, elementos de entretenimento e outros aplicativos.

Alguns fabricantes de veículos estão buscando desenvolver suas próprias plataformas, enquanto outros já consideram a possibilidade de incorporar plataformas existentes, como o iOS da Apple ou o QNX da Blackberry.

"Milhares de pessoas já estão familiarizadas com o Android e o utilizam todos os dias", declarou o vice-presidente do Google, Sundar Pichai, ao explicar a iniciativa.

"A expansão da plataforma Android aos veículos permitirá aos nossos sócios industriais integrar mais facilmente a tecnologia móvel aos carros e oferecer aos condutores uma experiência familiar e sem interrupções para que possam se focar no caminho", acrescentou.