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Cigarro eletrônico, grunge e 'selfies' foram tendências de 2013

23/12/2013 11h02

PARIS, 23 dez 2013 (AFP) - O cigarro eletrônico ganha adeptos, a moda grunge e as modelagens minimalistas saem às ruas, a palavra "selfie" entrou para os dicionários e o fenômeno "Violetta" sai da América Latina para ganhar o mundo. Essas são algumas das tendências que dominaram 2013 e que dão o tom do que esperar em 2014.



Cigarros eletrônicos ou 'a vingança do vapor'

Um cigarro sem alcatrão, sem cinzas, sem fumo, nem a maioria das substâncias tóxicas presentes num exemplar convencional: o cigarro eletrônico, um vaporizador de nicotina, foi um grande sucesso este ano, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Seu uso duplicou nos últimos quatro anos, e hoje são cerca de sete milhões de usuários na Europa - segundo cifras divulgadas recentemente numa conferência internacional sobre o tema em Londres.

A conclusão dos especialistas é clara: substituir os cigarros de tabaco pelos exemplares eletrônicos poderia salvar milhões de vidas, mesmo que os danos potenciais deste novo dispositivo, que lembra uma caneta, ainda não tenham sido estudados detalhadamente. "Os cigarros eletrônicos contêm algumas substâncias nocivas, mas seus níveis de toxicidade são de 9 a 450 vezes inferiores aos dos cigarros de tabaco", explica o consultor em saúde pública e dependência do tabaco Jacques Le Houezec.



Grunge, minimalismo e moda esportiva dominam 2013 Adeus à gola peter-pan, que dá um ar romântico e jovial ao look de qualquer mulher. Hedi Slimane quis deixá-lo para trás de vez em março, com seu desfile para a Saint-Laurent. Sob o olhar atônito dos editores de moda, Slimane levou o grunge para as passarelas, com jovens despenteadas e camisas de flanela xadrez à la Nirvana. A referência é tanta que a estilista convidou a ex-namorada de Kurt Cobain, Courtney Love, para estrelar a campanha da marca.

A moda também conviveu com outra forte tendência, o minimalismo. Cortes muito apurados, que lembram o trabalho de um arquiteto. Roupas fluidas e de falsa simplicidade, com muita elegância - marca da grife francesa Céline, uma das precursoras desta onda.

Em 2013, as roupas esportivas também ganharam espaço nas passarelas. Para 2014, a sensualidade das transparências deve estar presente nas próximas coleções de verão.



'Selfie': Obama consagra o autorretrato do século XXI

No dia 10 de dezembro, durante a homenagem feita a Nelson Mandela no estádio Soccer City, em Soweto, a foto 'selfie' do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em companhia dos primeiro-ministros da Dinamarca e do Reino Unido causou furor nas redes sociais e percorreu o mundo. As inúmeras reações foram da crítica à consternação. "Como é possível que grandes líderes se comportem como adolescentes num momento tão solene?", disseram uns. Outros internautas optaram pela diversão e pela ironia. Mas, além de tudo isso, a foto consagrou o fenômeno: as 'selfies' (inglês para autorretrato) se espalham pelo Facebook, Instagram e Twitter, publicadas por celebridades, como Rihanna, ou por nomes da política, como Michelle Obama e Bill Clinton. O alcance das fotos chegou até mesmo ao prestigioso dicionário britânico Oxford, que elegeu 'selfie' como palavra do ano de 2013.



O fenômeno "Violetta" e dois retornos

Um seriado da televisão argentina para crianças e adolescentes lançado em 2012 pela Disney virou febre em 2013. "Violetta" bateu recordes de audiência na América Latina e na Europa e sua trilha sonora ficou no topo de todos os rankings musicais em ambos lados do Atlântico. A internet, os álbuns de figurinhas, os fã-clubes e os jogos de videogames potencializaram a fama da cantora teen, que agora está em turnê pelo Velho Continente.

Dois mil treze também foi um ano de retornos à cena musical. Após um jejum de dez anos, o britânico David Bowie surpreendeu o mundo logo em janeiro com o anúncio de seu retorno, aos 66 anos. O álbum "The Next Day" - que vendeu mais de 1,2 milhões de cópias em todo o mundo - não só mostrou que o camaleão está em plena forma, como deixou claro que ele ainda é muito atual.

Os franceses do Daft Punk, dupla que popularizou a música eletrônica, também deram o ar de sua graça este ano. Graças a uma intensa campanha de marketing e ao sucesso do single "Get Lucky", o lançamento de "Random Access Memories" foi um sucesso global. Com três milhões de cópias vendidas, o álbum, com quatro indicações aos prêmios Grammy, ocupa um lugar de destaque no ranking dos melhores discos do ano em todo o mundo.

Em 2014 outro retorno vem sendo muito aguardado: o da banda irlandesa U2, cujo lançamento do novo álbum está programado ainda para o primeiro semestre.



Redes sociais: verdes contra azuis

Os dois têm a logomarca verde, vêm de Ásia e querem fazer medo ao Facebook e ao Twitter. Neste ano, as redes sociais Line, do Japão, e WeChat, da China, saíram em busca de internautas - em especial na Europa. Com chamadas de voz gratuitas, serviço de mensagens instantâneas, geolocalização, serviço de notícias, tanto o Line quanto o WeChat se apresentam como a "unificação" dos serviços oferecidos por Facebook, Skype e WhatsApp.

Para ambas as redes, o número de usuários explodiu. O Line diz contar com mais de 300 milhões de usuários registrados, enquanto o WeChat diz ter superado os 600 milhões, 150 fora da China. Eles tomam como base a venda de "stickers", pequenas figuras que servem para expressar emoções, e parcerias com marcas ( assim como a geolocalização de clientes em potencial) para monetizar seu serviço. Há uma grande batalha no horizonte de 2014.

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