Entretenimento

Polícia investiga causas do desabamento de teto de teatro em Londres

20/12/2013 12h09

LONDRES, 20 dez 2013 (AFP) - Doze horas após o afundamento do teto do Teatro Apolo de Londres, em plena apresentação, os investigadores tentavam nesta sexta-feira compreender as causas de um acidente que deixou 76 feridos, sete deles em estado grave.

Uma das pistas são as fortes chuvas que caíram sobre Londres uma hora antes do acidente com o teto deste teatro de 112 anos, pouco depois das 20h00 locais (16h00 de Brasília).

Um inspetor do Westminster City Council (WCC), que administra os teatros antigos, inspecionou durante a noite a estrutura do edifício, e considerou que "o teto do teatro era seguro" e não apresentava riscos de desabamento, indicou o organismo público em um comunicado.

"Não conheceremos as causas do acidente enquanto as investigações não terminarem, mas estão sendo feitas verificações", declarou Nickie Aiken, do WCC.

"Parece um incidente isolado, mas seguiremos trabalhando nos teatros durante todo o dia para garantir que todas as medidas de segurança sejam cumpridas", acrescentou.

A responsável também ressaltou que "os teatros históricos são obrigados a submeter seus tetos a controles de segurança rigorosos a cada três anos".

Já Paul Rickett, investigador da Scotland Yard, indicou que "até o momento sabemos que caíram do teto pedaços de gesso".

O investigador acrescentou: "neste estado não há elementos que apontem para um ato criminoso, mas no momento não descartamos nenhuma pista".

Segundo os bombeiros, o teto se partiu em pedaços em uma superfície de dez metros quadrados. Nesta sexta, os serviços de emergência divulgaram uma fotografia na qual era possível ver os assentos cobertos de destroços.

O teatro está fechado e as buscas em seu interior terminaram, segundo os bombeiros.

Os serviços de emergência atenderam 76 feridos, dos quais 58 precisaram ser levados para quatro hospitais da capital britânica. Sete pacientes estão em estado grave, mas não correm perigo de morte.

No momento do incidente, o teatro, no bairro central de Soho, estava lotado com cerca de 720 pessoas.

Muitos espectadores pensaram a princípio que o barulho fazia parte da peça de teatro, "The Curious Incident Of The Dog in the Night-time", que conta o mundo através dos olhos de uma criança autista.

"Primeiro, houve um barulho muito forte, então uma espessa nuvem de fumaça surgiu. Pensei que era um efeito especial", disse à Sky News Libby Grundy, de 65 anos.

"Cerca de dez minutos após o início da peça ouvimos um barulho repetitivo. Pensamento que era chuva. Depois, houve um ruído, que de repente ficou mais alto e, em seguida, o desabamento ocorreu", relatou à AFP Desmond Thomas, de 18 anos.

Com a queda dos pedaços de gesso do teto, o ar se encheu de poeira. Os espectadores, muitos deles famílias interiras, saíram tossindo e assustados.

Os serviços de emergência mobilizaram três ônibus para transportar os feridos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo