Topo

Fórum sobre conservação da Amazônia reúne indígenas e autoridades na Colômbia

13/12/2013 14h19

BOGOTã, 13 dez 2013 (AFP) - A conservação da Amazônia, que segundo vários povos indígenas é ameaçada por planos de estradas supranacionais, será o eixo de um fórum que começa nesta sexta-feira e reúne federações de aborígenes e autoridades na Colômbia.

"Está sendo travada uma intensa batalha entre os povos indígenas que a habitam (a Amazônia) e que estão lutando para conservá-la ante a avalanche de novos projetos que buscam a construção de estradas", afirmou em um comunicado a Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), que convoca o evento.

Este fórum, realizado na localidade colombiana de Villavicencio, situada 70 km a sudeste de Bogotá, é organizado por federações de povos indígenas amazônicos de oito países (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname) e pela Guiana Francesa.

O debate girará em torno do plano IIRSA (Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional na América do Sul), um projeto para a construção de caminhos que os indígenas afirmam que pode ter um impacto negativo em seus territórios.

Os indígenas sustentam que as mega-represas hidroelétricas, assim como os grandes projetos de mineração, a extração de hidrocarbonetos e o desmatamento são suas principais ameaças, e temem que uma melhoria do sistema viário da região impulsione estas atividades e as facilite.

A Amazônia, a maior floresta do mundo, possui quase 12% das reservas de água doce do planeta, segundo dados da COICA.

Este encontro, que se estenderá até domingo, reunirá funcionários dos ministérios de Ambiente e Assuntos Indígenas de vários países, especialistas de organizações internacionais, como Nações Unidas, e grupos ambientalistas, como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês).