Topo

Raposa norueguesa lidera vídeos mais vistos no YouTube em 2013

11/12/2013 15h34

PARIS, 11 dez 2013 (AFP) - A canção humorística "The Fox" (a raposa) é o vídeo mais popular do ano na plataforma YouTube, que acaba de revelar sua classificação mundial e por país de 2013.

Publicado em 3 de setembro para promover o programa de TV de dois comediantes noruegueses, os irmãos Ylvis, o vídeo "The Fox" totalizou na quarta-feira mais de 276 milhões de visualizações no YouTube, situando-se no topo dos vídeos "mais populares", disponível no blog do YouTube (youtube-global.blogspot.com).

"The Fox" foi concebido como uma brincadeira, mas a canção e o vídeo, que se interrogam sobre o barulho feito pela raposa ("ring-ding-ding-dingeringeding" ou ""wa-pa-pa-pa-pa-pa-pow"?) viraram um fenômeno em questão de meses.

Apesar disso, os irmãos Ylvis não ficaram muito empolgados com a própria criação. Um deles, Baard, a qualificou "de canção de araque" e de "uma porcaria de ideia".

A Noruega ocupa, ainda, o segundo lugar com a versão executada por seu exército de Harlem shake, uma coreografia que mistura comicidade e erotismo criada sobre a canção do compositor de música eletrônica Baauer, com 95,2 milhões de visualizações.

Logo atrás, com 88,7 milhões de visualizações, segue o vídeo de inspiração animal "How animals eat their food" (Como os animais se alimentam?), na qual seu compositor, MisterEpicMan, demonstra seu talento de imitador.

A "Chatroulette Version" da canção "Wrecking Ball", de Miley Cyrus, com 78,2 milhões de visualizações, a propaganda da Evian "Baby&me" (67,1 milhões) e a abertura de pernas de Jean-Claude Van Damme entre dois caminhões em movimento numa publicidade da Volvo (59,1 milhões) completam o pódio mundial.

Os clipes musicais, classificados à parte, foram dominados pelo cantor sul-coreano Psy com a canção "Gentleman" (599 milhões de visualizações). Psy já tinha sido o autor do sucesso mundial Gangnam Style, assistido por quase 1,9 bilhão de vezes até agora, um recorde mundial em todas as categorias do YouTube. Miley Cyrus ocupa o segundo e o terceiro lugares, com "Wrecking Ball" (397 milhões) e "We can't stop" (305 milhões).

No Brasil, lidera a lista dos vídeos mais assistidos "Tô sem Sinal da Tim (Paródia Rihanna)" (Diamonds), com 18.782.313 visualizações; seguido de "Na Lata" (Porta dos Fundos), com 12.640.840; "Noite de São João - Festa Junina da Galinha Pintadinha", com 12.181.732 visualizações; e "Os Dez Mandamentos do Rei do Camarote" (Veja SP), com 6.686.576 visualizações.