Topo

Ministra dinamarquesa diz que 'selfie' com Obama não foi inapropriada

11/12/2013 17h03

COPENHAGA, 11 dez 2013 (AFP) - Autora do polêmico clique com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, a chefe do governo dinamarquês Helle Thorning-Schmidt disse nesta quarta-feira não se arrepender da foto "selfie".

"Não foi inapropriada. Milhares de fotos foram tiradas durante todo o dia (...) e eu apenas pensei que seria mais divertido", afirmou a premier ao jornal dinamarquês Berlingske nesta quarta-feira, um dia após a cerimônia em homenagem a Nelson Mandela.

"Isso também mostra que os chefes de Estado e de governo são pessoas que se divertem juntas quando se encontram", disse.

O fotógrafo da AFP Roberto Schmidt capturou o instante em que, na arquibancada do estádio de Soweto, a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning Schmidt, em companhia de David Cameron e Barack Obama, segura seu smartphone e tira, ela mesma, uma foto com os dois colegas - todos muito sorridentes.

A inusitada foto foi imediatamente divulgada por todos os grandes meios de comunicação e amplamente compartilhada nas redes sociais.

A dinamarquesa disse que o ambiente no Soccer City foi propício à foto. "É claro que havia tristeza, mas, no final das contas, tratava-se de um evento festivo, em que também foi celebrada a memória desse homem que viveu 95 anos e fez inúmeras coisas durante sua vida", explicou Thorning-Schmidt.

"Havia muita dança nas arquibancadas. Cantos e danças, a tal ponto que o clima era extremamente positivo. Por isso, tiramos uma foto 'selfie' muito divertida", disse.

Em sessão no Parlamento nesta quarta-feira, David Cameron não deu muita importância ao caso. "Temos que nos lembrar que as câmeras de televisão filmam permanentemente. Mas a meu ver, eu diria que Nelson Mandela desempenhou um papel extraordinário durante sua vida, e sua morte serviu para reunir as pessoas", declarou.