Nélida Piñon recebe prêmio do BID por contribuição à cultura
A escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Nélida Piñon recebeu nesta quinta-feira (5), em Washington, o Prêmio Cátedra Enrique Iglesias de Cultura e Desenvolvimento, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em reconhecimento à sua obra literária e à gestão cultural.
Ao receber o prêmio, Nélida deu uma aula sobre a herança cultural comum de brasileiros e hispano-falantes e seu peso na construção de uma identidade regional.
A brasileira já foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias, em 2005, e o Prêmio Internacional de Literatura, em 1995.
"Ainda que circunscritos a paradigmas da modernidade, perdura na arte e na cultura a consciência de que viemos de longe, e de que, por onde caminharmos, repousam sobre nossa arte e nosso pensamento os caminhos de uma identidade ligada ao passado", disse Piñon.
Ao anunciar o prêmio, o chefe da divisão de Cultura do BID, Iván Duque, destacou que a condecoração à Nélida Piñon "é um símbolo do papel que as mulheres artistas desempenham na cultura regional, além de representar o valor da criatividade e da herança brasileira no continente".
Duque lembrou que Nélida foi a primeira mulher a dirigir uma academia nacional de Língua. Entre 1996 e 1997, ela presidiu a ABL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.