Topo

Suspeitos de ataque com ácido contra diretor do Bolshoi considerados culpados

03/12/2013 07h55

MOSCOU, 03 dez 2013 (AFP) - Um tribunal russo declarou nesta terça-feira culpados os três suspeitos da agressão com ácido ao diretor artístico do Bolshoi Serguei Filin, entre eles o bailarino Pavel Dimitrichenko.

Dimitrichenko e os outros dois acusados, Yuri Zarutski e Andrei Lipatov, foram declarados culpados no início da audiência pela juíza Elena Maximova, que pronunciará mais tarde as penas correspondentes.

Os três são julgados desde outubro em um tribunal moscovita pelo ataque, cometido em 17 de janeiro diante da casa do diretor artístico do prestigioso teatro.

O ataque provocou ferimentos graves no rosto e nos olhos de Serguei Filin, de 43 anos. O diretor passou por várias cirurgias na Alemanha.

Na semana passada, a promotoria pediu nove anos de prisão para Dimitrichenko, 10 para Zarutski, executor da agressão, e seis para o motorista Lipatov.

Segundo a acusação, o ataque foi organizado com antecedência e todos as pessoas interrogadas durante o processo demonstraram que Dimitrichenko, em conflito com Filin, tinha motivos para cometer a agressão.

Durante o processo, o bailarino, de 29 anos, negou que tenha desejado ferir gravemente de forma premeditada Filin, mas admitiu que pediu que ele fosse agredido.

Zarutski afirmou que atacou Filin com ácido por iniciativa própria.

or-ma/fp