Topo

Vídeo com música em homenagem ao presidente iraniano visto no Youtube

28/11/2013 14h00

TEER¥, 28 Nov 2013 (AFP) - Uma canção em homenagem ao presidente do Irã, Hassan Rohani, foi postada no Youtube na quarta-feira, marcando os 100 primeiros dias do seu governo.

O vídeo de quatro minutos e meio retoma o primeiro discurso do presidente iraniano, eleito em junho graças ao apoio de moderados e reformistas, e versos do Alcorão, e os incorpora em uma música tradicional persa, de acordo com a descrição do vídeo.

O vídeo é inspirado no "Yes We Can" produzido por Will.i.am, do grupo Black Eyed Peas, lançado em fevereiro de 2008 em apoio a Barack Obama, então candidato democrata à Casa Branca, segundo a descrição.

Alguns versos, acompanhados por instrumentos musicais, são cantados por mulheres e crianças, enquanto outros são entoados em azeri, árabe ou curdo, e línguas minoritárias no Irã.

A música é acompanhada em alguns trechos por uma tradução na linguagem de sinais.

Os versos desta canção celebram a nação iraniana e o discurso é intercalado com declarações de ex-líderes iranianos, como o aiatolá Khomeini, fundador da República Islâmica, e o ex-primeiro-ministro Mohammad Mossadegh, derrubado em 1953 por um golpe de Estado Estado incitado pelos Estados Unidos e a Grã-Bretanha.

A conta no Twitter associada ao presidente Rohani (@ HassanRouhani) replicou o link para o vídeo intitulado "O novo viajante: Hassan Rohani" (http://youtu.be/TYytErqGdC4).

O vídeo, contudo, não é acessível a todos os 30 milhões de internautas iranianos, já que as principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, são censuradas no país.

"A televisão estatal iraniana proíbe mostrar vídeos com instrumentos musicais e cantoras", explica o comentário no Youtube.

"O fato de que o site pessoal do presidente decidiu mostrar este vídeo foi um grande passo para quebrar esse tabu e apoiar as artistas iranianas".

O presidente Rohani defende desde sua eleição a liberalização do acesso à internet.