Topo

Um Van Gogh de presente que saiu muito caro para a Suíça

15/11/2013 12h36

GENEBRA, 15 Nov 2013 (AFP) - A Suíça teve que desembolsar cerca de 1,5 milhão de francos suíços (1,2 milhão de euros) em gastos com advogados nos Estados Unidos para recuperar um desenho de Vincent Van Gogh que tinha recebido de presente, informou nesta sexta-feira o jornal Tages Anzeiger.

A Suíça ganhou o julgamento, mas não poderá recuperar os custos do processo devido a uma especificidade do direito norte-americano, informou o jornal.

A história começou com uma doação que o multimilionário suíço e colecionador Oskar Reinhart fez a seu país, que foi questionada em um tribunal de Nova York pelo herdeiro de uma colecionadora de arte judaica, Margaret Mauthner, que teve que fugir da Alemanha nazista em 1939.

O neto de Margaret Mauthner argumentou, em sua denúncia judicial, que Oskar Reinhart tinha comprado a tela "Vue des Saintes-Maries de Mer" a baixo preço, aproveitando a difícil situação em que sua avó se encontrava em 1933.

O tribunal de Nova York e uma corte de apelação rejeitaram esse argumento e, desde 2012, a Suíça tem o usufruto da obra desenho avaliada em milhões de dólares.

O desenho é exibido no museu de Winterthur, de onde era oriundo Reinhart e onde está exposta a coleção doada à Suíça.

As autoridades suíças manifestaram sua satisfação com a decisão, já que desde o começo sustentaram que Reinhart pagou um preço justo para a época e não tinha roubado Mauthner.

Em um caso similar anterior, a Suíça devolveu aos herdeiros de uma colecionadora judia, Emma Budge, um vaso de prata do século XVII exposto em um museu.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Um Van Gogh de presente que saiu muito caro para a Suíça - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade