Topo

Fãs correm para as lojas para comprar o PlayStation 4

15/11/2013 15h04

ROCKVILLE, Estados Unidos, 15 Nov 2013 (AFP) - Os "gamers" correram nesta sexta-feira para as lojas nos Estados Unidos para comprar o PlayStation 4 (PS4), o novo console da Sony lançado no mercado americano e que chega no fim do mês ao Brasil.

Casey Karch, morador de Washington, montou uma estratégia para garantir o console de última geração: às 21h00 estava na fila, formada por clientes que encomendaram os primeiros cem PS4 entregues à loja Gamestop, de Rockville, Maryland.

"O primeiro dia tem uma certa magia. Sempre é bom estar entre os primeiros", disse.

Número 21 da fila, Casey esperou até meia-noite, quando dezenas de lojas nos Estados Unidos começaram a vender o produto.

"Vou para casa jogar 'Killzone'. Depois dormirei algumas horas", contou à AFP, já com o PS4 nas mãos.

A Sony aposta em fãs como Casey para vencer a rival Microsoft, que lançará na próxima semana o novo Xbox One.

Em Rockville, os fãs do Playstation estavam mais preocupados com o possível fim do estoque devido ao frenesi das compras de Natal.

Este foi o motivo que levou Jesse Rosario, 31º da fila, a garantir o seu produto.

"Tive o PS1, o PS2 e o PS3", disse, antes de revelar que havia comprado a nova versão do jogo "Call of Duty" e um jogo de basquete para inaugurar o PS4.

Outros explicaram que preferem o Playstation ao Xbox porque o console da Microsoft exige uma conexão com a internet e uma câmera permanente, dois aspectos que irritaram os jogadores e que obrigaram a empresa americana a recuar.

"Não quero uma câmera sobre mim. Não gosto", disse Chris Jones, um dos compradores do PS4.

Com um filho pequeno em casa, Chris disse que só usará o Playstation com jogos em discos, não on-line.

"Nem todo mundo tem boas intenções na internet", destacou.

O lançamento do PS4, sete anos depois do PS3, acontece em um mercado cada vez mais influenciado pela crescente popularidade dos jogos on-line e nas redes sociais, desenvolvidos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O PS4 chega às lojas de Estados Unidos e Canadá. No dia 29 de novembro será a vez da Europa e da América Latina, enquanto no Japão o lançamento acontecerá em fevereiro de 2014, situação provocada pelo atraso no desenvolvimento dos jogos.

Com preço de 399 dólares no mercado americano, o PS4 é mais barato do que o Xbox One, que custará 499 dólares. Esse valor é bem abaixo dos 4.000 reais (cerca de 2.000 dólares) que o console custará para os brasileiros.

"Com o PS4, queríamos fazer um aparelho de alto rendimento a um preço baixo, para que exista um em todas as salas do mundo", disse à AFP Adam Boyes, vice-presidente da Sony Computer Entertainment America.

"Criamos uma máquina capaz de fazer coisas incríveis", disse.

"Assim como um canivete suíço, guardamos o melhor do que aprendemos com os dispositivos móveis para colocar no console", concluiu.

A empresa de consultoria Gartner calcula que as vendas de consoles de videogame provavelmente alcançarão 44 bilhões de dólares em todo o mundo em 2013, contra US$ 37 bilhões ano passado.

Apesar da concorrência, as novas versões são um grande sucesso: Grand Theft Auto V (GTA 5) faturou um bilhão de dólares em vendas nos primeiros três dias, enquanto "Call of Duty: Ghosts" arrecadou um bilhão em um dia.