Topo

Dilma, Neymar e o Papa estão entre os novos 'caganers'

15/11/2013 20h45

BARCELONA, 15 Nov 2013 (AFP) - O Papa Francisco é uma das principais novidades entre os "caganers" deste ano, tradicionais bonecos de cerâmica que aparecem nos presépios da Catalunha a cada Natal.

Junto ao Papa, aparecem seu antecessor, Bento XVI, e os novos astros do futebol espanhol, como o brasileiro Neymar, do Barcelona, e o galês Gareth Bale, do Real Madrid, e seus respectivos técnicos, o argentino Gerardo Martino e o italiano Carlo Ancelotti, além de outras personalidades dos esportes, da política e das artes.

"Este ano, há mais esporte e menos política", disse à AFP Marc Alós, da família Alós-Plá, empresa líder do setor.

Entre as novidades deste Natal estão a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o cantor Bob Marley e o piloto de motociclismo Marc Márquez.

Os bonecos são uma tradição nos presépios da Catalunha, que remonta ao fim do século XVIII. Eles simbolizam camponeses agachados defecando no campo, o que consideravam trazer fertilidade e prosperidade.

"Antes, produzíamos apenas o camponês típico, mas tivemos que começar a fabricar variantes, porque já não vendíamos mais. Em 2003, começamos a produzir personagens, que foram muito bem recebidos", explica Alós.

Este ano, foram fabricadas 30 mil unidades de mais de 300 modelos, que começarão a ser vendidas em 30 de novembro, a um preço de 12 a 17 euros.