Entretenimento

Organização judaica ajudará a buscar herdeiros do tesouro nazista

13/11/2013 12h19

BERLIM, 13 Nov 2013 (AFP) - O governo alemão está em discussões com representantes do Jewish Claim Conference, uma organização judaica que restitui bens espoliados pelos nazistas, para buscar possíveis herdeiros das obras de arte encontradas em Munique em 2012.

"Estamos em discussões intensas com o Jewish Claim Conference, que tem experiência neste tema. E, evidentemente, colocaremos esta experiência a serviço", disse na terça-feira o porta-voz do governo, Steffen Seibert.

Nos últimos dias, especialistas e líderes da comunidade judaica criticaram a falta de transparência das autoridades alemãs e a aparente lentidão das investigações sobre a origem das obras de arte, algumas das quais teriam sido espoliadas dos judeus durante o Terceiro Reich.

Já foi formada uma equipe de "ao menos seis especialistas" para colocar em andamento estas complexas investigações, acrescentou o porta-voz do governo.

Na terça-feira, Rudiger Mahlo, representante na Alemanha desta Conferência, pediu que sua organização possa formar parte da força operacional do governo e que todas as obras estejam visíveis na internet, "se for possível antes do fim do ano", para facilitar a investigação.

Em fevereiro de 2012, mais de 1.400 desenhos, gravuras e pinturas, entre elas obras de Picasso, Matisse e Renoir, foram encontradas entre os escombros do apartamento em Munique do filho de Hildebrand Gurlitt, um grande galerista de passado obscuro que constituiu uma coleção nos anos 1930 e 1940 sob o regime nazista.

bur-yap/aro/fw/pc/ame/ma

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo