Topo

Entretenimento

Novo World Trade Center de NY será o arranha-céu mais alto dos EUA

12/11/2013 18h55

CHICAGO, 12 Nov 2013 (AFP) - O novo One World Trade Center de Nova York será o arranha-céu mais alto dos Estados Unidos, superando a antiga Sears Tower em Chicago - anunciou um grupo de especialistas nesta terça-feira.

Os arquitetos do Conselho de Prédios Altos e Habitat Urbano (CTBUH, na sigla em inglês) concordaram que a antena de 124,4 metros do One World Trade Center é uma característica permanente do projeto e deve ser levada em consideração para determinar sua altura.

"O projeto do One World Trade Center, como foi explicado, reforça seu papel como símbolo do ressurgimento desse importante local", declarou o diretor-executivo do CTBUH, Antony Wood.

"Em particular, a estrutura que contém o farol, que brilha na altura simbólica de 1.776 pés (ou 541 metros, em referência à Declaração de Independência dos Estados Unidos, proclamada em 1776), é especialmente comovente, refletindo na água outra baliza simbólica semelhante, acima da Estátua da Liberdade", afirmou.

O novo One World Trade Center foi construído onde antes havia o World Trade Center. Suas icônicas torres gêmeas foram derrubadas no atentado de 11 de setembro de 2001.

Sem a antena, os 417 metros de altura do novo edifício podem ser superados pela antiga Sears Tower em Chicago, agora chamada oficialmente de Willis Tower. O prédio está a 442 metros do chão.

Nenhum dos dois arranha-céus se aproxima do recorde mundial, que cabe ao Burj Khalifa, no Dubai, com 830 metros de altura.

bur-are/jm/nss/ad/cd/tt/dm

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento