Topo

Leilão de arte moderna e impressionista supera US$ 290 milhões em NY

Obra  "Grande tete de Diego" de Alberto GIacometti - AFP
Obra "Grande tete de Diego" de Alberto GIacometti Imagem: AFP

07/11/2013 06h51

Um leilão de arte moderna e impressionista organizado pela Sotheby em Nova York arrecadou mais de 290 milhões de dólares, com obras de Picasso, Monet e Giacometti liderando as vendas.

A peça de maior destaque foi um busto do artista suíço Alberto Giacometti de seu irmão Diego, considerada uma de suas melhores esculturas, vendida por 50 milhões de dólares.

Um retrato elaborado em 1935 por Pablo Picasso de sua musa e amante Marie-Therese Walter foi vendido por 39,9 milhões de dólares.

"Mousquetaire a la pipe" de Picasso estabeleceu um novo recorde em leilão para uma obra tardia do artista, com 31 milhões de dólares. O valor estimado era de entre 12 e 18 milhões.

Também foram realizadas vendas expressivas de trabalhos do francês Claude Monet: "Glacons, effet blanc" foi negociado a US$ 14,25 milhões.

A Sotheby arrecadou 290 milhões de dólares em seu segundo evento mais importante de venda de obras de arte moderna e impressionista, depois que em maio de 2012 "O Grito", de Edvard Munch, bateu o recorde como a obra de arte mais cara arrematada em um leilão, a 119,9 milhões de dólares.

O êxito da Sotheby aconteceu um dia depois da casa concorrente Christie's não ter atingido as expectativas em uma venda de arte moderna e impressionista que arrecadou 144,3 milhões.