Topo

Dez mensagens que marcaram a história do Twitter

04/11/2013 18h10

SAN FRANCISCO, 04 Nov 2013 (AFP) - Alguns posts entre os bilhões publicados semanalmente na rede social Twitter entraram para a história e marcaram a evolução da companhia sediada em San Francisco (Califórnia, oeste).

A seguir, dez tuítes particularmente significativos:



"Configurando o meu Twitter"

@jack, 21 de março de 2006

Primeira mensagem automática do co-fundador do Twitter Jack Dorsey, que mais tarde no mesmo dia enviou seu primeiro tuíte "convidado os colegas"

--



"Detido"

@jamesbuck, abril de 2008

O estudante universitário americano James Buck envia este tuíte após ser detido pelas autoridades egípcias durante manifestação contra o governo. Em uma demonstração do poder da rede social como ferramenta de manifestação, os protestos que se seguiram levaram à libertação de Buck, que imediatamente tuitou: "Livre".

--



"Há um avião no rio Hudson. Estou no ferry que resgatará as pessoas. É uma loucura"

@jkrums, janeiro de 2009

Um avião da companhia aérea US Airways caiu no rio Hudson, em Nova York. Este tuíte e outros enviados por testemunhas e passageiros foram seguidos de links e fotos do ocorrido, gerando informação antes dos meios de comunicação tradicionais.

--



"OLÁ TUITEIROS. OBRIGADA PELAS CALOROSAS BOAS VINDAS. REALMENTE ME SINTO NO SÉCULO XXI"

@Oprah, abril de 2009

A rainha da TV americana, Oprah Winfrey, publica seu primeiro tuíte e agora tem mais de 21 milhões de seguidores. Ela segue apenas 149 contas, segundo sua conta do Twitter.

--



"Da órbita: o lançamento foi incrível! Eu me sinto muito bem, trabalho muito e aprecio esta vista magnífica. A aventura da minha vida começou!"

@astro_mike, mayo 2009

O astronauta Mike Massimino entrou para a história com o primeiro tuíte enviado do espaço.

--



"Revolução Twitter"

Junho de 2009

Isto não é um tuíte, mas o apelido dado ao movimento de protesto no Irã contra a eleição de Mahmud Ahmadinejad. Os manifestantes usaram a rede social para frustrar as tentativas do governo para impedir que se comunicassem. Dois anos depois, o Twitter se tornou uma ferramenta popular para os manifestantes da "Primavera Árabe", os levantantes em vários países do Oriente Médio.

--



"Um helicóptero sobrevoa Abbottabad à 1 da madrugada (o que é raro)"

@ReallyVirtual, maio 2011

Sem saber, o consultor de informática Sohaib Athar tuitou sobre a incursão dos Navy Seals americanos em uma casa no Paquistão, onde estava escondido Osama Bin Laden, morto durante a operação.

--



"Mais quatro anos"

@BarackObama, novembro de 2012

O presidente americano, Barack Obama, tuitou sua vitória com uma foto dele abraçando a primeira-dama, Michelle. A mensagem foi retuitada mais de 800.000 vezes, tornando-se o tuíte mais compartilhado da História. Obama é o presidente com mais seguidores: 37,5 milhões.

--



"Queridos amigos, tenho a alegria de entrar em contato com vocês através do Twitter. Obrigado por sua resposta generosa. Eu os abençoo do fundo do coração"

@Pontifex, dezembro de 2012

O papa Bento XVI lança a primeira conta papal, que na quinta-feira tinha três milhões de seguidores. O sumo pontífice tem uma conta à parte em espanhol.

--

"Não tem luz? Não tem problema. Sempre será possível molhar o biscoito no leite, mesmo no escuro"

@Oreo, fevereiro de 2013

Os fabricantes de biscoitos Oreo tuitaram esta mensagem quando um apagão interrompeu a final do campeonato de futebol americano Super Bowl, mostrando o potencial do Twitter para se adaptar às situações em tempo real.

--



"Alerta: duas explosões na Casa Branca e Barack Obama foi ferido"

Abril de 2013

Simpatizantes do regime sírio do Exército Sírio Eletrônico (SEA, na sigla em inglês) 'hackeiam' a conta no Twitter da agência de notícias Associated Press @AP e seu tuíte falso faz Wall Street desabar. A rede social se torna alvo de ataques cibernéticos, como outros meios de comunicação.