Topo

eBay retira de seu site objetos do Holocausto à venda

03/11/2013 10h03

LONDRES, 03 Nov 2013 (AFP) - O popular site de compra e venda americano eBay anunciou neste domingo a retirada de mais de trinta objetos que teriam pertenciado a vítimas do Holocausto e que estavam à venda em sua página.

"Nós lamentamos que esses objetos terem sido colocados à venda no eBay e estamos removendo-os", declarou um porta-voz do site.

"Nós não permitimos anúncios deste natureza. Temos milhares de funcionários trabalhando no policiamento do nosso site, e utilizamos o que há de mais recente em tecnologia para detectar itens que não deveriam estar à venda", assegurou.

"Lamentamos profundamente não ter estado a altura da nossa ética", acrescentou o porta-voz.

O funcionário indicou ainda que o eBay, como meio de se desculpar, doará 30.000 dólares (90.000 reais) a uma organização de caridade, cujo nome não foi revelado.

O eBay fez este anúncio após o jornal britânico Mail on Sunday afirmar ter encontrado no site "dezenas" de memórias do Holocausto.

Entres os itens havia um uniforme listrado, que teria sido usado por um prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz, e colocado à venda por US$ 18.000.

Também incluía várias estrelas de David com a inscrição "Jude" (judeu , em alemão), à venda por US$ 165, de acordo com o jornal.