Entretenimento

Falece escritor francês Gérard de Villiers

01/11/2013 12h16

PARIS, 01 Nov 2013 (AFP) - O escritor francês Gérard de Villiers, autor de livros de espionagem e pai do "SAS", morreu nesta quinta-feira em Paris aos 83 anos, anunciou nesta sexta-feira pelo Twitter seu advogado, Eric Morain.

"O príncipe Malko Linge ficou órfão: o escritor Gérard de Villiers faleceu ontem em Paris após uma longa doença", anunciou o advogado.

De Villiers foi autor de 200 livros com seu protagonista Sua Alteza Sereníssima (SAS), Malko Linge. O primeiro deles, "SAS em Istambul", foi publicado em 1965.

O escritor havia declarado recentemente ignorar o número de livros vendidos desde então: "sem dúvida entre 120 e 150 milhões, em todos os países", calculava.

No início de fevereiro, o New York Times o consagrou como "o autor de romances de espionagem que sabia demais". Villiers tinha acabado de passar 10 dias no Afeganistão, palco dos seus dois próximos SAS, o 198º e 199º da série.

O escritor não hesitou em viajar a um total de 130 países para situar neles as aventuras de seu herói.

Costumava publicar uma média de quatro SAS por ano, sempre com grandes doses de geopolítica e exotismo, tudo temperado com um pouco de sexo.

"Nunca tive a pretensão de ser um autor literário", explicava Villiers. "Considero-me um narrador que escreve para distrair as pessoas, para as quais não envio mensagens".

Mas muitas vezes seus livros eram premonitórios: em 1980, em "Complô no Cairo", relatava o assassinato do presidente Anwar al-Sadat, um ano antes de o atentado efetivamente ocorrer.

Christine de Villiers, esposa do autor, confirmou sua morte. "Em maio ele foi diagnosticado com um câncer de pâncreas com metástase no fígado", relatou em uma conversa por telefone com a AFP.

"Nas últimas semanas estava consciente, mas muito frágil. Não havia suportado a quimioterapia", acrescentou.

at-cha-ot/alc/abk/me.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo