Topo

Fotógrafo de AFP vence prêmio jornalístico Simón Bolívar na Colômbia

29/10/2013 08h40

BOGOTã, 29 Out 2013 (AFP) - O fotógrafo Luis Robayo, correspondente da AFP na cidade de Cali, ganhou o prêmio jornalístico Simón Bolívar, o mais prestigiado da Colômbia, por uma série de fotos de uma revolta indígena ocorrida em julho de 2012 em Cauca (sudoeste).

Robayo, de 31 anos, foi premiado por três fotos nas quais mostra um sargento chorando, depois que os indígenas da comunidade Nasa (ou Paez) o desalojaram junto com outros militares do posto que ocupavam no topo da colina Berlín (município de Toribío).

Os militares precisaram abandonar o posto onde guardavam antenas de comunicação ante a pressão dos indígenas desarmados.

A comunidade Nasa exigia a saída de seus territórios tanto da força pública quanto da guerrilha comunista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e pedia que a segurança desta zona, palco frequente do conflito armado, ficasse a cargo da guarda indígena.

Robayo, originário da cidade de Cúcuta (nordeste), trabalha como correspondente da AFP na região do Valle do Cauca desde 2008.

O prêmio Simón Bolívar, promovido pela empresa privada Seguros Bolívar, premia anualmente o melhor jornalismo da Colômbia em onze categorias.

O prêmio será entregue em uma cerinônia nesta terça-feira. O júri deste ano foi composto pelo escritor Héctor Abad, pelo sociólogo Carlos Castillo, pelos jornalistas Gustavo Gómez e Diego Martínez, pelas advogadas Juanita León e Nora Sanín e pelo historiador Jorge Melo.

Em 2012, outro fotógrafo da AFP, Luis Acosta, também obteve o Simón Bolívar por uma reportagem sobre mulheres atacadas com ácido.