Topo

Prêmio Nobel de Literatura Herta Müller é hospitalizada na Alemanha

A escritora germano-romena Herta Müller, vencedora do Nobel de literatura em 2009, durante evento literário em Cartagena, na Colômbia, em janeiro de 2013 - AFP Photo/STR
A escritora germano-romena Herta Müller, vencedora do Nobel de literatura em 2009, durante evento literário em Cartagena, na Colômbia, em janeiro de 2013 Imagem: AFP Photo/STR

De Berlim (Alemanha)

22/10/2013 09h29

A escritora Herta Müller, de 60 anos, vencedora do Nobel de Nobel de Literatura de 2009, foi internada em caráter de emergência, informou a imprensa alemã nesta terça (22).

A editora da escritora alemã de origem romena, por meio de seu porta-voz, limitou-se a reconhecer que todos os compromissos de Müller para 2013 foram cancelados por motivos de saúde.

"Está sendo bem atendida e está melhorando", completou Carl Hanser.

Segundo o jornal "Berliner Zeitung", a escritora teve que ser operada de maneira urgente em um hospital de Mullheim, sudoeste da Alemanha, depois de sofrer uma perfuração gástrica.

Müller faria uma palestra em Berna, na Suíça, no domingo, mas o evento foi cancelado devido a um "sério incidente de saúde".

A escritora já havia cancelado sua vinda ao Brasil no início do ano, também por problemas de saúde. Ela participaria do ciclo de debates Fronteiras do Pensamento e era cotada para comparecer à Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

Nascida em 1953 em Nitchidorf, perto de Timisoara, em uma região romena de tradição germânica, Müller venceu o Nobel de Literatura em 2009.

A autora viveu até os 34 anos na Romênia, então comunista. Em 1987 se exilou na Alemanha Ocidental, e atualmente mora em Berlim.

Apenas quatro dos mais de 20 livros da escritora estão disponíveis em edição brasileira: "O Compromisso", "Depressões", "Tudo o que Tenho Levo Comigo" e "Sempre a Mesma Neve e Sempre o Mesmo Tio".