Topo

TV continua sendo importante fonte de informação nos EUA

11/10/2013 15h09

WASHINGTON, 11 Out 2013 (AFP) - A televisão continua sendo uma fonte importante de informação para os americanos, apesar da chegada da internet e da crescente utilização dos meios de comunicação on-line, concluiu um estudo publicado nesta sexta-feira.

Em um mês, 71% dos americanos assistem a programas de notícias em canais de televisão locais, 65% veem os noticiários da rede nacional e 38% o fazem nos canais a cabo de notícias 24 horas, segundo o Centro de Pesquisas Pew.

Este estudo, baseado em dados de fevereiro de 2013 da agência Nielsen, também revela que os telespectadores de canais de notícias tendem, em grande parte, a fazer zapping entre este tipo de canais. Isto contradiz a ideia de que estas redes, que costumam ter uma tendência ideológica forte, têm um público cativo.

Assim, segundo o Pew, cerca de 34% dos que veem a MSNBC (considerado de esquerda) também acompanham a Fox News (conservadora), e 28% dos espectadores da Fox também veem a MSNBC. Além disso, quase a metade dos que assistem estas duas redes também acompanham a CNN, a mais de centro entre as três.

O estudo do Pew também destaca que os americanos que assistem a canais de notícias 24 horas dedicam o dobro de tempo à informação em comparação com os que veem os canais locais ou as redes nacionais.

O Pew encontrou uma enorme brecha entre os maiores consumidores de informação e os demais: os grandes consumidores de notícias a cabo dedicam ao tema 72 minutos ao dia, os que veem informativos nas redes nacionais 31 minutos, e os que o fazem nos canais locais apenas 22 minutos.