Lenço usado por George Orwell na guerra civil espanhola é leiloado
O lenço usado pelo escritor britânico George Orwell quando foi ferido por um franco-atirador na guerra civil espanhola - e que possui manchas de seu sangue - será leiloado em Londres, no próximo dia 3 de outubro.
A peça faz parte de um lote de quatro lenços que pertenceram a Orwell durante o conflito (1936-1939) e que têm cores e motivos republicanos, informou a casa de leilões Bloomsbury em seu site (http://bloomsburyauctions.com/cms/pages/lot/36084/239).
Dois desses lenços eram do sindicato anarquista Confederação Nacional de Trabalhadores (CNT) e um do trotskista Partido Operário da Unificação Marxista (POUM). O outro é vermelho, branco e negro.
O valor calculado do lote vai de 1.280 a 1.918 dólares.
Orwell chegou à Espanha no final de 1936 para lutar contra a rebelião militar de Francisco Franco, que acabaria ganhando a guerra e governando a Espanha até 1975.
Em 20 de maio de 1937 recebeu o disparo pouco depois de integrar a frente de Huesca (Aragón, nordeste) procedente de Barcelona, uma experiência que relatou em "Homenagem a Catalunha", seu livro de memórias sobre a guerra civil.
Orwell se recuperou, mas acredita-se que o grave ferimento o debilitou e contribuiu para sua morte prematura em 1950, aos 46 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.