PUBLICIDADE
Topo

Lenço usado por George Orwell na guerra civil espanhola é leiloado

George Orwell, escritor e jornalista inglês, conhecido pela autoria de "A Revolução dos Bichos" - Reprodução/Colorized History
George Orwell, escritor e jornalista inglês, conhecido pela autoria de "A Revolução dos Bichos" Imagem: Reprodução/Colorized History

24/09/2013 10h54

O lenço usado pelo escritor britânico George Orwell quando foi ferido por um franco-atirador na guerra civil espanhola - e que possui manchas de seu sangue - será leiloado em Londres, no próximo dia 3 de outubro.

A peça faz parte de um lote de quatro lenços que pertenceram a Orwell durante o conflito (1936-1939) e que têm cores e motivos republicanos, informou a casa de leilões Bloomsbury em seu site (http://bloomsburyauctions.com/cms/pages/lot/36084/239).

Dois desses lenços eram do sindicato anarquista Confederação Nacional de Trabalhadores (CNT) e um do trotskista Partido Operário da Unificação Marxista (POUM). O outro é vermelho, branco e negro.

O valor calculado do lote vai de 1.280 a 1.918 dólares.

Orwell chegou à Espanha no final de 1936 para lutar contra a rebelião militar de Francisco Franco, que acabaria ganhando a guerra e governando a Espanha até 1975.

Em 20 de maio de 1937 recebeu o disparo pouco depois de integrar a frente de Huesca (Aragón, nordeste) procedente de Barcelona, uma experiência que relatou em "Homenagem a Catalunha", seu livro de memórias sobre a guerra civil.

Orwell se recuperou, mas acredita-se que o grave ferimento o debilitou e contribuiu para sua morte prematura em 1950, aos 46 anos.